PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 18/06/1995
Autor/Repórter: Armando Antenore

CANSADO DE VIVER COM DINHEIRO CONTADO, ...

Um dos melhores atores do teatro nacional, Melo vai protagonizar "Cara & Coroa'', nova trama da Globo

O ator Luís Melo, 38, um dos melhores do teatro brasileiro contemporâneo, já possui cafeteira elétrica, máquina de lavar roupas, liquidificador, forno de microondas, centrífuga e videocassete.

Mesmo assim, aceitou protagonizar pela primeira vez uma novela. Vai viver o professor Rubinho em "Cara & Coroa", que a Globo lança no dia 24 de julho, às 19h.

Enumerar as engenhocas que o ator tem em casa se faz mais necessário do que parece. Desde 1985, Melo trabalha com o consagrado diretor teatral Antunes Filho, que não gostou nada de ver o discípulo "arrastar as asas" para a TV.

"Sabe o que o Luís está querendo?", esbraveja o mestre. "Fama, dinheiro. Ele sonha em distribuir autógrafos, comer de graça nos restaurantes da moda e comprar uns eletrodomésticos."

"E-le-tro-do-més-ti-cos", repete, saboreando as sílabas e dando a deixa para a profecia mordaz: "A televisão vai sugar o Luís. É como um espremedor de laranjas -suga e joga o bagaço fora."

"Ah, o Antunes... Ele não sabe quanto custa uma feira, um supermercado?", rebate o ator. "Se o teatro me desse segurança, se me pagasse um salário fixo por mês, as coisas mudariam de figura. Talvez pudesse recusar a proposta da Globo. Fazer novela é dispensável para meu amadurecimento profissional. Só que cansei de viver m o dinheiro contado."

Resistir, até que resistiu bastante. Em 16 anos de carreira, o paranaense Luís Melo trabalhou pouquíssimas vezes na televisão.

Rejeitou convites para a novela "Renascer (1993) e as minisséries "Riacho Doce" (1990) e "Memorial de Maria Moura" (1994), as três produzidas pela Globo.

Participou apenas de programas educativos, como o "Telecurso 2º Grau" e o infantil "Catavento", que a Cultura exibiu durante a década de 80.

Nos palcos, em compensação, fez de tudo - peças para crianças e adolescentes, espetáculos de rua, clássicos da dramaturgia universal.

Sob o comando de Antunes Filho, encabeçou o elenco de "Paraíso Zona Norte", "Nova Velha História", "Trono de Sangue" e "Vereda da Salvação". Está, agora, no Sesc Anchieta, em São Paulo, com o épico "Gilgamesh", do mesmo diretor.

Sem carro - Reverenciado pela crítica, Luís Melo já ganhou os mais importantes prêmios teatrais do país: Mambembe, Shell e Molière.

Continua, porém, morando de aluguel em um apartamento de dois quartos no bairro paulistano da Bela Vista.

Não tem carro ("só ando de ônibus") nem usa cartão de crédito ("evito prestações porque nunca sei como estará minha conta bancária quando o mês acabar").

Solteiro, lava as próprias roupas e cozinha quase diariamente. "Gostaria de passar alguns fins-de-semana na praia ou no campo, em um lugar mais tranqüilo, para esfriar a cabeça. Como a grana é curta, me contento com o parque do Ibirapuera."

SONHO DO ATOR É ENVELHECER NO PALCO - Luís Melo acha que, trabalhando na televisão, conseguirá atrair público e patrocinadores para o teatro

"Optei pela televisão porque quero envelhecer com dignidade no teatro." A frase de Luís Melo, aparentemente paradoxal, encerrou a discussão em que o ator se meteu quando contou para Antunes Filho que aceitara protagonizar "Cara & Coroa".

Diante da notícia, o diretor se irritou: "Você acha, Luís, que vai fazer algo que preste na Globo? Quer me matar do coração? Novela é muito superficial, um negócio de mau gosto. Vocês se iludem, ficam fantasiando que, na televisão, poderão ajudar o povo e a 'curtura' do país. Bobagem, rapaz, tremenda bobagem."

Foi, então, que o ator mencionou o desejo de envelhecer dignamente nos palcos - "interpretando papéis desafiadores, pesquisando novas linguagens dramatúrgicas".

''Como conseguirei, se continuar resistindo à televisão? Meus colegas me respeitam, a crítica me respeita, mas o grande público e os empresários que patrocinam espetáculos teatrais não me conhecem. Preciso usar as novelas como vitrine."

"Amanhã ou depois, o Antunes se enche da minha cara e me dispensa. O que vou fazer? Viver dos elogios passados? Invocar os nomes célebres com quem trabalhei? Não, terei que apelar apenas para o meu nome."

Luís Melo diz que começou a pensar assim há pouco tempo - "talvez porque esteja próximo dos 40 anos".

"Um dia, me espantei com uma prática comum no meio teatral: doar dinheiro para atores mais velhos que necessitam de tratamento médico, de uma cirurgia urgente."

"Foi um susto, Um clic que me deu de repente. Lembrei que aqueles colegas idosos já brilharam nos palcos, já me emocionaram muito, mas insistiram em rejeitar a mídia, a comunicação de massa. Acabaram perdendo espaço. Não têm dinheiro nem para cuidar do corpo ou da voz, as ferramentas básicas de um artista."

Salário - Com a novela da Globo, os rendimentos mensais de Luís Melo deverão aumentar "umas dez vezes". O ator, porém, não revela exatamente quanto receberá na emissora.

O diretor de "Cara & Coroa", Wolf Maya, também evita dar informações precisas sobre o assunto. "Luís é um profissional de primeira linha. Vai ganhar o que merece."

Hoje a Globo costuma pagar para protagonistas de novelas algo entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês.

No teatro, Melo não tem salário fixo -recebe uma porcentagem sobre a bilheteria de cada espetáculo.

"Se vou comprar eletrodomésticos com o dinheiro da Globo? Esqueça. Tenho outros sonhos de consumo. Gosto de livros, discos, viagens, um bom vinho. O Antunes falou aquilo porque é muito emocional, muito impulsivo, uma criança. Tem ciúme de mim, mas não admite."

"Faço gozação mesmo", insiste o diretor. "A mim, cabe gozar. Aos outros, dizer que estou enciumado. É apenas um jogo, uma brincadeira saudável."

A atriz Fernanda Montenegro - diva do teatro brasileiro, com passagens memoráveis pela televisão - entendeu o jogo logo de cara. Quando leu nos jornais as primeiras reclamações de Antunes Filho sobre a opção de Luís Melo, tratou de enviar um presente para o diretor.

"A danada me mandou um eletrodoméstico." Mais precisamente, uma centrífuga - que espreme, suga, tritura e depois joga o bagaço fora.

EM "CARA & COROA" MELO ENFRENTARÁ VICTOR FASANO - O professor Rubinho, personagem de Luís Melo em "Cara & Coroa", tem pela frente tarefa das mais árduas. Vai disputar o coração de Christiane Torloni com Victor Fasano.

"É uma briga boa, lutar contra um galã", reconhece Melo. "Vou apelar para as armas que me restam. Meu rosto não é exatamente global, mas carrega marcas de sofrimento e trabalho. Talvez prove que não há incompatibilidade entre rugas e televisão."

Excêntrico, desleixado, Rubinho mora em uma casa inacabada e costuma sofrer surtos de loucura. Vai se apaixonar por Vivi (Christiane Torloni),

pensando tratar-se de Fernanda, a mulher que o abandonou no altar há 14 anos.

A mesma Vivi despertará o interesse do empresário Miguel (Victor Fasano), que um dia também amou Fernanda.

"Não iremos mexer no visual de Luís", afirma Wolf Maya, diretor da novela escrita por Antônio Calmon. "Como o ator, Rubinho terá cabelos longos e barba. É um personagem de exceção, fora dos padrões estéticos habituais."

"A Globo está correndo um risco ao me contratar", previne Luís Melo. "Sou um profissional de teatro. Não sei se me adapto facilmente à televisão."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 28587