PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 27/10/1995
Autor/Repórter:

RECORD DEMITE JORNALISTA

SÃO PAULO - O jornalista Chico Pinheiro foi demitido ontem do cargo de diretor de jornalismo da Rede Record de Televisão, depois de seis meses e 11 dias na empresa. Segundo a direção da emissora, o jornalista foi afastado por causa da entrevista que concedeu ao JORNAL DO BRASIL,

na segunda-feira, queixando-se da interferência dos pastores da Igreja Universal do Reino de Deus no noticiário da TV. O jornalista Ney Gonçalves Dias vai assumir, provisoriamente, o lugar de Pinheiro. O bispo Edir Macedo, líder da Universal, controla a TV Record desde março de 1990, quando comprou a emissora do empresário Sílvio Santos.

As divergências de Pinheiro com a liderança da igreja começaram logo depois que ele assumiu o Departamento de Jornalismo, quando divulgou, em 15 de abril, a eleição de Dom Lucas Moreira Neves, cardeal-primaz de Salvador, para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). "O presidente da emissora, João Batista Ramos da Silva, perguntou por que, entre tantas notícias, eu tinha escolhido justamente essa. Não adiantou explicar que era um fato importante", contou.

O problema se agravou nos últimos dias, devido à agressão do bispo Sérgio von Helder à imagem de Nossa Senhora Aparecida, nos estúdios da Record. "Recebi ordens de incluir no noticiário a gravação de Edir Macedo pedindo perdão aos católicos, mas fui proibido de explicar a que o bispo se referia", disse o jornalista. Apesar da proibição, ele relatou o episódio.

Pinheiro disse que já esperava ter problemas com a Universal. "Antes da minha chegada, a emissora tinha sido proibida de noticiar a comemoração dos 50 anos da libertação de Paris, porque as cenas da festa mostravam a catedral de Notre Dame", comentou. A Record foi obrigada a ignorar também a recente visita do papa João Paulo II à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

- O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e cardeal primaz do Brasil, Dom Lucas Moreira Neves vai participar no próximo domingo de um ato de desagravo a Nossa Senhora Aparecida, no estádio da Fonte Nova. O ato marcará o encerramento das atividades do 1° Congresso Arquidiocesano do Coração de Jesus, que começou ontem, em Salvador.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 30030