![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 24/03/1996 Autor/Repórter: Sônia Apolinário
![]()
NOVELA DA BAND PODE ESTREAR SEM AUTOR
Globo avisa que Ricardo Linhares ainda é seu contratado e pode tirá-lo da produção da TV Plus
''Campeão'', a segunda novela da TV Plus para a Bandeirantes, estréia amanhã (20 horas), trazendo Betty Faria em participação especial mas já mergulhada em crise. O autor Ricardo Linhares pode voltar à Globo. A rescisão do seu contrato não foi reconhecida pela emissora, o que pode impedi-to de trabalhar em outro lugar
"Estou aguardando o desfecho do caso, mas não depende de mim'', diz Linhares que escreve com a colaboração de Alexandre Lídia (Guerra Sem Fim e O Marajá) e Mariana Mesquita (Confissões de Adolescente). "Minha vontade é continuar." Sua saída pode por o projeto em risco - a maior dificuldade da produção foi conseguir um escritor e Linhares era o preferido de Aguinaldo Silva, autor da sinopse e também contratado da Globo.
A crise começou semana passada, quando a Globo enviou comunicado à Bandeirantes avisando que Linhares continua seu funcionário. A carta chegou dois dias depois que a Band anunciou a estréia da novela, com Linhares como autor. Imediatamente, seu nome saiu dos créditos.
Multa - Bandeirantes e TV Plus foram pegas de surpresa. O contrato de Unhares na Globo terminaria em julho. O autor enviou carta à Globo rescindindo contrato. A TV Plus aguardava a definição da multa pela Globo.
Há mais problemas. O contrato de muitos atores de O Campeão dura menos do que o tempo da novela. O de Marília Pêra, por exemplo, só vai até abril. Caso mude o autor, os atores podem não gostar do novo desenvolvimento da história e sairem de campo antes do final. O prazo limite para a resolução do caso é amanhã.
Assassinato - O Campeão retrata o Brasil usando o universo de um clube de futebol. De volta do Exterior, o jogador Renato Alencar (o estreante Licurgo Spinola) assume o time Pindorama. O clube vai eleger nova presidência, cobiçada pelo vilão Alberto Drummond (Carlos Eduardo Dolabella) e por seu rival, Felipe Caldeira (Paulo Goulart)
Betty Faria faz nos dez primeiros capítulos a trocadora de ônibus Marilize que, por acaso, testemunha um assassinato. Na sua mão vai parar uma pasta verde, com documentos sobre falcatruas de Drummond. Acaba assassinada. Do elenco também participam Beth Goulart, Paulo Goulart Filho, Cristina Pereira, Chico Diaz, Roberto Bomtempo, João Vitti e Nina e Pádua, entre outros.
Um núcleo que promete polêmica é o de Nathália Timberg e Sérgio Mamberti. Eles serão Mãezinha e Porfírio, dois gangsters que exploram meninos de rua, interpretados por garotos de um grupo de teatro da favela do Vidigal, Zona Sul do Rio.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 31700