PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 07/04/1996
Autor/Repórter: Luiz Costa

ATRASO FAZ SBT IMPROVISAR SUA NOVA 'RAZÃO DE VIVER'

Gravações da novela começam com externas em cadeia pública e banho de cachoeira

Começaram com atraso e alguns improvisos as gravações da nova novela das oito do SBT, Razão de Viver, com estréia prevista para 29 de abril. Os motivos foram a demora na conclusão das obras das ruas cenográficas da Vila Mariana, e uma pneumonia que afastou o diretor Nilton Travesso do trabalho por 21 dias. ''Tivemos de começar com externas em locações, o que dificulta o entrosamento do elenco com seus personagens", diz Nilton Travesso.

As primeiras cenas tiveram lances de strip-tease e um clima de AI Capone. Raul Gazolla e Cássio Scapin, o Nino do Castelo Rá-Tim-Bum da Cultura, abriram a temporada com tomadas que vão ao ar no segundo capítulo. As cenas iniciais, em que Ruffo (Gazolla) sai da prisão e é recebido pelo amigo Miro (Scapin), foram feitas no Dacar (Departamento de Assuntos Carcerários), complexo de quatro cadeias públicas na Marginal do Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo.

As gravações se concentraram na carcerária, vazia depois de uma rebelião de presos que a destruiu no ano passado. Raul e Cássio serão dois gangsteres fichadões que seguem da prisão direto para o esconderijo onde vão planejar o próximo assalto. A bordo de uma Brasília azul 78, Ruffo e seu braço direito passam por Luiza Ambiel, a garota da banheira do Gugu.

Luiza, como era de se imaginar, será a figurante de luxo. Sua função na história é fazer Ruffo babar. "Ela é uma visão marciana para o elemento que passou dois anos na geladeira", conta Gazolla, usando o jargão policialesco.

Caminhos cruzados - Ao contrário da pontinha de Luiza, o personagem Ruffo terá sua importância na trama. Vai envolver num roubo de jóias o filho caçula de Luzia (Irene Ravache). Mário (Gabriel Braga Nunes) será preso durante o golpe, levando sua família à ruína e obrigando a mãe coragem a encontrar uma razão de viver.

"Ele é um contraventor que vai se meter na high society", diz Gazolla. Seu personagem também terá um romance com a Bruna de Ana Paula Arósio. Pelo conjunto de atributos de Ruffo na história, o ator se considera ideal para o papel. "Ele é um canalha ótimo", diz.

Já o Miro de Cássio Scapin é um puxa-saco oficial e mentor dos golpes de Ruffo. Para compor o tipo, Scapin está adotando o que chama de "estilo pulp fiction de interpretação", algo entre o gangster noir e o manco desencantado de Dustin Hoffman em Perdidos na Noite (Midnight Cowboy). "É muito chato interpretar os mesmos tipos ou gêneros", diz o ator que se prepara para ressuscitar Nino, em setembro, na versão cinematográfica de Cao Hamburger para o programa infantil da Cultura.

Seminua - Nas gravações mais importantes da semana, Cláudia Liz se banhou numa cachoeira, na Serra da Cantareira A modelo/atriz, que está de casamento marcado para setembro com o publicitário Celso Loducca, criou caso com fotógrafos na hora de gravar as imagens em que aparece de camiseta e calcinha.

Cláudia será Júnia, a jovem estudante de medicina que tem paixão por motos e por um dos filhos de Luzia, Pedro (Petrônio Gontijo), que conhece em sua chegada a São Paulo. As cenas de Cláudia seminua, gravadas na terça-feira, mostram uma parada de sua personagem antes de chegar à capital paulista, vinda do Sul.

No momento da decadência da família de Pedro, será Júnia quem o empregará como gerente de uma oficina da qual ela é sócia. Mas ele só tem olhos para Zilda (Adriana Esteves), que, por sua vez, é derretidíssima por André (Marco Ricca). Irmão de Pedro, André dá um golpe do baú para se livrar da vida de pobreza.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 31835