PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 05/05/1996
Autor/Repórter:

TRÊS NOVELAS ESTRÉIAM AMANHÃ NO SBT

'Razão de viver' é a única produzida pela emissora, que decidiu apostar em histórias atuais

Em uma verdadeira estratégia de guerra, o SBT ataca as emissoras concorrentes na área de teledramaturgia colocando três novelas no ar. Vão estrear amanhã "Razão de viver", às 20h45m, realizada pela emissora, e duas produções independentes, "Antônio Alves, o taxista'', às 20h e reprise às 21h30m, e "Colégio Brasil", às 18h.

Depois de reativar seu núcleo de teledramaturgia com três novelas de época - "Éramos seis", "As pupilas do senhor reitor" e "Sangue do meu sangue" - o SBT decidiu investir em uma história urbana e moderna, mas recheada de melodramas. Na trama central de "Razão de viver" está Luzia, vivida por Irene Ravache, mãe de três filhos: André (Marco Ricca), Pedro (Petrônio Gontijo) e Mário (Gabriel Braga Nunes). Qualquer semelhança da protagonista com a dona Lola interpretada por Irene em "Éramos seis'' não é mera coincidência. Assim como Lola, ela é uma mulher que vive para a família e tem a vida marcada por sonhos e frustrações.

Viúva, Luzia sustentou e criou os filhos sozinha. Ela trabalha na confecção da fútil Iara (Joana Fomm), uma amiga de infância casada com Pascoal, (Sebastião Campos) um advogado bem-sucedido. As duas formarão um triângulo amoroso com Álvaro (Eduardo Conde). Apaixonado e preterido por Luzia, ele se torna amante de Iara e tenta destruir a vida daquela que o rejeitou.

Filhos também causarão problemas para a heroína - Mas são os filhos de Luzia que lhe trazem os maiores desgostos. André, o mais velho, é ambicioso e se afasta da mãe ao casar-se com a rica Olga (Mayara Magri), filha de Iara. Mário, o caçula, é um rebelde que está sempre envolvido com a marginalidade. Já Pedro, o filho do meio, é o único que respeita Luzia, mas se torna um jovem amargurado ao descobrir que Zilda (Adriana Esteves), por quem é apaixonado, ama seu irmão André.

"Razão de viver" é adaptação da novela "Meus filhos, minha vida", de Crayton Sarzi, Ismael Fernandes e Henrique Lobo, exibida pelo SBT há 11 anos. A trama agora está sendo escrita por Analy Pinto e Zeno Wilde, com supervisão de Chico de Assis. A direção geral é de Nilton Travesso, que tem Marcos Caruso e Bete Coelho como assistentes. No elenco também estão, entre outros, Gianfrancesco Guarnieri, Fúlvio Stefanini, Raul Gazolla, Lolita Rodrigues, Ana Paula Arósio, Guilherme Linhares, Cláudia Liz e Bel Kutner.

Segundo os autores, o drama central será o de Luzia e seus filhos, mas as tramas paralelas mostrarão, além dos tradicionais casos de amor e traição, o cotidiano de São Paulo e seus principais problemas. Os bastidores do mundo da moda também serão mostrados através da personagem Zilda, estilista da confecção de Iara, que cria os modelos assinados pela patroa.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 32157