![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 01/06/1996 Autor/Repórter: Mônica Soares
![]()
CABO-DE-GUERRA ÀS 18HS
A cúpula do SBT descobriu o jeitinho brasileiro de salvar novelas: mudar a programação para se encaixar no horário em que a concorrente sustenta um fracasso. Foi assim que Razão de viver reestreou ha uma semana, às 18h. para abocanhar a audiência Quem?é você?, da Globo, jogou no lixo. Sílvio Santos fez isso pela primeira vez em 1994. para lançar Éramos seis. E deu certo.
Quais os motivos que transformam uma novela num sucesso ou fracasso? Boni. vice-presidente de operações da TV Globo, costuma dizer: "novela tem conserto." Mas Quem é você trocou de autor, mudou personagens e o máximo que conseguiu foi média de 11 pontos de audiência, considerada baixa para o padrão da emissora. Para ter uma idéia: com média de 37 pontos. o remake de Irmãos Coragem foi considerada um fiasco.
Das três historias que o SBT colocou no ar. Antônio Alves, taxista é a que mais mobiliza o público. Mesmo com seus cenários fracos e iluminação equivocada, a novela registra média de 11 pontos, tanto às 20h como às 21h50. horário em que é reexibida. Enquanto isso. Colégio Brasil dava em média 10 pontos. às 18h30, e Razão de viver, nove pontos~ às 21h. Ou seja, o dramalhão argentino funciona.
"Com a mudança de horário, o SBT quis atacar o ponto mais vulnerável da Globo. Pode até dar pé uma vez que tem uma boa produção e um diretor caprichoso, o Nilton Travesso. Mas doente quando muda de cama é defunto''. alfineta Gonzaga Blotta. especialista em salvar novelas da Globo do naufrágio. Em se tratando de Quem é você? O diretor acha que a novela já era confusa desde a sinopse. Para o autor Aguinaldo Silva, a trama tem dois problemas incorrigíveis: uma mocinha maluca e um mocinho fraco. "O público, nesse ponto, é muito conservador. Ele quer a heroína impoluta e um herói forte e seguro'' diz.
E por que o SBT insiste na breguice? Comenta-se por la que Sílvio Santos impôs Antônio Alves, contrariando até mesmo a opinião do superintendente operacional da emissora, Luciano Callegari. e fez um gol ao contratar Fábio Jr. Que, segundo Gonzaga Blotta, estaria no atual sucesso da Globo. O fim do mundo. "Ele é que seria o Joãozinho de Dagmar. Mas assinou antes com a concorrente'`. revela.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 36343