PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 16/08/1998
Autor/Repórter:

EM PERFEITA HARMONIA COM AS CRIANÇAS

A manhã, quando o "Angel mix" entrar no ar, às 8h05m, na Rede Globo, as crianças mais atentas terão uma surpresa. É que as mudanças no programa já começaram, mas as novidades serão tão sutis que nem todos os pequenos telespectadores perceberão imediatamente. A principal novidade será no texto: as falas da apresentadora serão mais voltadas para as crianças. Mas não será só essa a modificação. Angélica comandará novos quadros e brincadeiras e trará desenhos inéditos.

- Não é uma mudança radical. Foram criados alguns quadros mais infantis e divertidos. O programa vai bem, mas decidimos testar novos quadros - explica a apresentadora.

O "Angel mix" continuará dividido por blocos. No princípio da manhã, das 8h às 11h, será voltado para crianças de 2 a 8 anos. Na segunda parte, o público-alvo serão os adolescentes. As mudanças serão graduais e só estarão concluídas em dezembro. Tanto que o novo cenário só deverá aparecer na telinha em outubro. A principal preocupação da produção será com a linguagem.

- O programa tem que ser pedagógico e divertir com responsabilidade. Vamos tentar falar a ''língua portuguesa brasileira'' , explorando a métrica, a sonoridade, o vocabulário e suas influências. Queremos falar com as crianças de uma forma que haja algum tipo de resposta, estabelecer um diálogo mais freqüente com o público - diz o roteirista João Alegria, coordenador de criação, que analisa os textos.

Fazem parte também da equipe responsável pelo novo formato Carlos Magalhães, diretor-geral do programa; Carlos Manga, diretor-geral de criação da Rede Globo; Ricardo Waddington, diretor de núcleo; e Roberto de Oliveira, coordenador de projetos especiais. Além disso, um grupo de pedagogas assistirá aos desenhos e avaliará todos eles antes que sejam apresentados no infantil.

Ricardo Waddington afirma que a intenção é atender às necessidades das crianças e não vê-las somente como consumidoras.

Uma das novas atrações será o quadro chamado "O penetra", baseado na teoria matemática de conjuntos. Durante o programa, surgirão flashes de 45 segundos com diversas figuras. Os participantes terão que descobrir qual dos elementos não pertence ao conjunto. O quadro "A toda prova", no qual estudantes de duas escolas se enfrentam, respondendo perguntas culturais, permanecerá no roteiro, mas com outro nome, que ainda não foi escolhido.

Outra novidade é "O enigma das seis frases". Na atração serão apresentadas frases sobre um determinado objeto, um animal ou até mesmo uma personalidade. Tanto o telespectador quanto os integrantes da platéia terão que descobrir quem ou qual figura as frases representam. "O enigma das seis frases" será comandado pela apresentadora e pelo ator Péricles Amin, ex-integrante de "Malhação".

O "Eu vi primeiro" é outra nova atração que o "Angel mix" trará a partir desta semana. No quadro, aparecerão figuras abstratas e misturadas, num televisor. Aos poucos, as formas vão se unindo até se transformar numa figura concreta. Quem identificá-la primeiro será o vencedor.

Nem todos os quadros serão competitivos. No "Que bicho vai dar?", por exemplo, todos os participantes serão premiados. A idéia básica é incentivar a criatividade. Nesta atração, cada criança inventará um novo animal, juntando partes dos corpos de diferentes bichos. No final, cada um apresentará sua criação ao público, e ganhará um brinde de Angélica.

- O importante nesta brincadeira é estimular a imaginação das crianças - explica Angélica.

Segundo João Alegria, a idéia das novas atrações é mexer com a linguagem de forma divertida. Existe um cuidado especial da produção com o acompanhamento didático. Tudo isso sem dar às crianças a impressão de que elas estão sentadas na escola, diante do quadro-negro. O público aprenderá enquanto estiver brincando.

Os programas ganharão também um planejamento temático. A cada semana, será abordado um tema diferente. O assunto da estréia serão os bichos. Durante a apresentação, os pequenos telespectadores aprenderão sobre as espécies domésticas, as selvagens e até sobre os folclóricos, como o bumba-meu-boi. Na segunda semana, o tema deverá ser o corpo humano. Na seguinte, o mundo desconhecido das plantas poderá ser o assunto principal.

Os figurinos, que ficam sob a responsabilidade de Issa de Lacerda, serão criados de acordo com o tema da semana. Angélica, acompanhada pelas Angels e pelos Angélicos, dançará balé. As coreografias do grupo continuarão sendo assinadas por Caio Nunes.

A loura continuará recebendo pessoas famosas. Mas elas não vão mais ser entrevistadas ou simplesmente cantar. Todos os convidados também participarão das brincadeiras. Segundo Ricardo Waddington, ninguém mais irá ao "Angel mix" para ser uma atração a parte.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 39264