![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 25/10/1998 Autor/Repórter: Adriana Blak
![]()
MAIS DINAMISMO E UM TOQUE TROPICAL
A aquisição da jornalista Lorena Calábria para comandar o "Cinema motion" foi uma das cartas que a direção do USA Network (GloboSat/Net) tirou da manga para dinamizar cada vez mais sua programação e agradar em cheio ao seu público. As mudanças não param por aí. Em breve serão feitas alterações no horário nobre e entrarão no ar cerca de doze programetes de três minutos, diariamente, sobre os bastidores das produções americanas. O "Cinema motion", que vai ao ar aos domingos, às 18h30m, deve ganhar mais uma edição inédita por semana, com um formato um pouco diferente do atual. A atração é a primeira produção do canal no país.
- Nossa pretensão é dar uma "tropicalizada" em nossa programação. No caso do "Cinema motion", recebíamos muitos elogios, mas algumas reclamações em relação a apresentação, que era feita pela argentina Paula Bukovinski. Escolhemos uma pessoa que não só fala o português, mas tem identificação com o mundo do cinema, credibilidade e a empatia do público. Agora, o programa tem sotaque brasileiro e entrou definitivamente em sintonia com a agenda cultural do país - explica Luiz Fernando Morau, diretor-geral do USA Network no Brasil.
A carioca Lorena Calábria, de 34 anos, ficou conhecida por seu trabalho à frente de programas como o "Cine MTV", "Vibração", "Clip clip" e a agenda cultural "Rio show". Atualmente, ela também comanda o "Metrópolis", da TV Cultura.
- Acho ótimo apresentar o "Cinema motion". O canal é muito bacana, tem uma programação diversificada. E eu sempre gostei muito de trabalhar com jornalismo cultural - diz a apresentadora.
A idéia de Morau é dar ao "Cinema Motion" uma roupagem ainda mais nacional e informar os telespectadores, através da cobertura de jornalistas brasileiros, dos maiores eventos da indústria cinematográfica mundial. O sucesso da atração é tanto que há grandes possibilidades de se produzir mais uma edição inédita para ir ao ar durante a semana, com algumas diferenças.
- O objetivo é transformar o "Cinema motion" em um referencial da cobertura do cinema mundial, dando foco a áreas de interesse dos nossos assinantes. Um programa produzido por brasileiros e para brasileiros - diz Morau.
Ele conta ainda que o canal está montando um esquema de produção, em Los Angeles, com uma equipe formada por brasileiros, para colher nos bastidores dos sets de filmagens americanos material para ir ao ar em programetes que ganharão espaço durante a programação, a partir de março. Serão produzidas de 20 a 30 "cápsulas" inéditas por mês, que funcionarão como pequenos satélites do "Cinema motion".
A dinamização no horário nobre deve acontecer a partir de abril. Serão inseridas na programação diária atrações do canal 13th Street e do Prime Time Universal Studios.
O 13th Street é o único canal dedicado ao suspense no mundo. Sua programação será veiculada em blocos horizontais - faixas exibidas de segunda a sexta - no horário nobre do USA Network. Serão exibidos séries e filmes de ação e suspense. As séries "Homicide" e "Welcome paradox" são dois exemplos de novas atrações que o canal vai exibir.
O "Prime time Universal Studios" ocupará outro bloco horizontal, de segunda a sexta-feira, na faixa das 19h às 21h, com filmes que são sucessos mundiais de crítica. Outras alterações serão definidas após uma reunião entre os executivos do USA Network, que acontecerá nos Estados Unidos no próximo dia 12.
As atrações do canal Sci-fi, que dedica 24 horas de sua programação à ficção científica, ao terror e à fantasia continuarão sendo exibidas aos sábados. As séries "Jornada nas estrelas" e "Jornada nas estrelas: a nova geração", produzidas pela Paramount, continuarão a ser veiculadas normalmente. O mesmo acontece com os informes jornalísticos "Entertainment tonight" e "Hard copy".
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 40479