PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 27/09/1998
Autor/Repórter:

RESPONSABILIDADE ADULTA PARA CRIANÇAS

O jeito meigo e infantil não esconde a espontaneidade de uma menina de 17 anos. Mas quem conversa com a substituta de Eliana, a apresentadora Jackeline Petkovic, percebe que em seu novo trabalho existe uma responsabilidade mais do que adulta. Há uma semana ela comanda o "Bom dia & Cia", uma tarefa nada fácil. Mas a moça está tirando de letra. E quem comprova são os números da audiência: no dia de sua estréia no SBT, ela venceu a veterana e concorrente da Globo. O "Angel mix", de Angélica, manteve uma média de sete pontos, enquanto a emissora de Silvio Santos ficou com nove, com pico de 13.

Isso significa que em São Paulo tinham aproximadamente 360 mil aparelhos sintonizados no programa. E no Rio, eram cerca de 234 mil televisores ligados no SBT.

Mas todo este sucesso não foi alcançado à toa. Antes, Jackeline apresentava o "Fantasia". E ainda estava esperançosa de que o programa retornasse à grade. Ela conta que nem imaginava que seria escolhida para substituir Eliana à frente da atração.

- Foi tudo muito rápido. Ganhei um presente de Deus. O melhor da minha vida - diz.

O convite foi realmente uma surpresa. A moça nem pensava em retornar à TV tão rapidamente. Desde que acabou o "Fantasia", a apresentadora vinha se dedicando exclusivamente à gravação de um CD com músicas infantis, o "Jackeline, yes". Mas a nova tarefa não prejudicou a outra.

- Aproveitamos que as músicas são educativas para usar as mesmas idéias no programa. Nosso objetivo é entreter, mas,principalmente, ensinar.

PÚBLICO VAI CONFERIR AS NOVIDADES AOS POUCOS

O convite para comandar o "Bom dia & Cia" foi tão repentino que pegou Jackeline Petkovic de surpresa. A moça estava nas instalações do SBT com sua mãe quando recebeu a notícia.

- Eu fui lá apenas para ir ao banco e resolver assuntos burocráticos. Quando fui ao restaurante almoçar, de repente, as pessoas começaram a me parabenizar. Foi um susto. Eu não parava de pular - conta ela, lembrando a histeria daquele dia. - Na verdade, eu esperava que o "Fantasia" voltasse ao ar para poder apresentar meu trabalho.

E, como não podia deixar de ser, não foi só o comunicado que foi relâmpago. O programa piloto foi gravado numa quarta-feita e na segunda-feira seguinte o trabalho estava no ar. Sem cortes.

- O "Bom dia & Cia" foi aprovado na hora. Foi um sucesso. Sempre tive jeito para exercer esta função - destaca, orgulhosa, a jovem apresentadora.

Por enquanto, os telespectadores mirins não vão perceber grandes mudanças nos quadros. Mas, aos poucos, surgirão novas atrações e desenhos. De acordo com Jackeline, em fevereiro o formato do "Bom dia & Cia" será bem diferente do que é hoje.

- A idéia é fazer um programa educativo. Surgirão novos personagens e desenhos. Só que esta mudança será gradativa e não radical. Não queremos que o público se assuste com as novidades - explica.

Apesar de ser filha única, Jackeline cresceu rodeada de primos de diferentes idades. E, segundo a própria apresentadora, esta convivência lhe ajudou muito a desenvolver o talento para trabalhar com a criançada.

- Na verdade, sou uma eterna criança. Eu me identifico com a alegria infantil - diz a menina, que sonha ser jornalista quando "crescer".

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 40895