![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 30/09/1998 Autor/Repórter:
![]()
JACYRA SAMPAIO, TIA ANASTÁCIA, 76 ANOS
A atriz Jacyra Sampaio sempre se considerou uma mulher independente e moderna e admitia que não era muito chegada ao fogão. Mas foi ela que deu vida à cozinheira bondosa, que fazia quitutes de dar água na boca, e que vivia às voltas com as travessuras de Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde de Sabugosa. De 1977 a 1985, Jacyra Sampaio viveu a gorda e carinhosa Tia Nastácia no ''Sítio do Picapau Amarelo'', o programa da Rede Globo adaptado da obra de Monteiro Lobato.
Até hoje, a turma do ''Sítio'' faz sucesso: o programa está sendo reapresentado pela TVE. Foi o último trabalho de Jacyra na televisão. Ela morreu ontem, aos 76 anos, do coração, em sua casa, em São Paulo.
Paulista de Santa Cruz do Rio Pardo, Jacyra nasceu em 28 de agosto de 1922 e começou a carreira aos 37 anos, no Teatro Experimental do Negro. Fez mais de 20 novelas na Rede Globo e na extinta TV Tupi, entre elas, ''Bambolê'', de Daniel Más e Ana Maria Moretzsohn, e ''Sinhá moça'', de Benedito Ruy Barbosa. Ela se orgulhava de ser uma mulher independente e explicava sua falta de gosto pela culinária como uma conseqüência desta condição.
- Novos horizontes se abriram para a mulher e eu passei a me interessar por coisas mais importantes. Por outro lado, a mulher moderna é mais ansiosa, mais cheia de responsabilidades. Agora, em vez de me preocupar apenas com a casa, invisto em meu lado profissional - disse numa entrevista.
Jacyra se definia como uma pessoa calma, realista, teimosa e corajosa. Mulher de hábitos simples, gostava de passear e jogar biriba com os amigos. Muito ligada aos oito irmãos e 35 sobrinhos, a atriz sofria de saudades da família durante os longos períodos que passava no Rio, gravando o ''Sítio''.
A atriz Zilka Salaberry, a Dona Benta, do ''Sítio'', foi avisada da morte da colega ontem de manhã, pela sobrinha dela.
- Sabia que ela andava doente há um tempo. A última vez que falei com ela foi no dia 28 de agosto, aniversário dela. Trabalhamos juntas 11 anos, mas há mais de dez anos não nos víamos porque ela morava em São Paulo. Há cerca de dois anos, eu fui a São Paulo a trabalho e marquei de visitá-la, mas acabei não indo. Hoje lembrei disso e lamentei - disse Zilka, lembrando que Jacyra sofria do coração desde o tempo do ''Sítio'' e levava uma maleta com remédios para as gravações.
- Ela me chamava de Sinhá, mas eu brincava e dizia que quem mandava era a Nastácia porque eu fazia tudo o que ela queria. Era uma ternura, tinha sempre um sorriso, nunca a vi se queixar, fazia tudo com boa vontade - disse Zilka.
André Valle, que interpretou o Visconde de Sabugosa, lembrou os tempos de gravações:
- Jacyra era uma pessoa iluminada, maravilhosa. Nunca a vi de mau humor em dez anos de convivência. Tinha um coração muito grande. Tão grande que foi penoso para ela.
Para André Valle, Jacyra era uma ''mãezona''.
- Ela era de uma paciência incrível, sempre escutando a todos. Jacyra foi uma anjo que passou na minha vida. Vou sempre me lembrar dela ouvindo as minhas histórias.
Romeu Evaristo, o primeiro Saci, se emocionou ao saber da morte de Jacyra.
- Eu era muito novo e ela me aconselhava muito. Era como se fosse minha mãe. Ela tinha muito da Tia Nastácia, como saber ouvir.
Jacyra Sampaio foi enterrada ontem, às 17h, no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista; o velório foi no próprio cemitério.
Segundo a família, a atriz sofria do coração há muitos anos. Ela tinha insuficiência cardíaca, tomava remédios e respeitava uma série de restrições recomendadas pelos médicos. Por volta das 4h de ontem, ela teve arritmia cardíaca em sua casa. Jacyra chegou a ser levada ao Hospital Oswaldo Cruz, na Zona Sul de São Paulo, mas não resistiu. Há dois meses ela tinha sido internada para fazer novos exames. A atriz era separada e não tinha filhos
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 40959