PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 17/10/1982
Autor/Repórter: Benevenuto Netto

NO ENTRA-E-SAI DAS NOVELAS VEJA A REAÇÃO

Foi sim um índice relativamente baixo para capítulo final de novela, e de novela das oito, o carro-chefe da programação chamada nobre da Rede Globo. E 78,5% passa a ser pouco quando a gente se lembra que, até o final da década de 70, as obras deste horário, principalmente as de Janete Clair, atingiam índices de mais de 85%, algumas - como Duas Vidas, por exemplo - chegando aos 92% no último capítulo.

Por que os finais de novelas não estão repetindo hoje o sucesso de antes? Questão de qualidade da própria obra? Creio que não. Sem dúvida Sétimo Sentido não foi a obra de Janete mais elogiada pela critica. Mesmo assim teve boa resposta do público e manteve bem acima da média os índices de audiência.

O que acontece hoje é que mais emissoras estão, atuando em cenário carioca - cinco ao todo - e algumas marcando seus pontinhos com relativo sucesso, bem dentro do horário mais concorrido da emissora líder. É verdade que hoje também mais aparelhos estão ligados, mas é igualmente verdade que a TVS é capaz de dar 10%, 12% no Rio com suas novelas de argumentos importados e aí roubar pontinhos de sua irmã mais velha, tão repleta deles. Além disso, vale lembrar, virou moda agora reprisar o tal do capitulo final, sistematicamente no dia seguinte, o que acaba dividindo a platéia.

Então, quando uma novela global do horário das oito, em seu capítulo chega a uma média nos habituamos a achar pequena para a Rede Globo - 77,8% - não quer dizer nada além de maior participação de outros canais no mercado. O mesmo que acaba acontecendo com o primeiro capítulo da novela seguinte, no caso Sol de Verão, que estreou com apenas 62,3% e com menos 1 milhão 564 mil telespectadores que a anterior, no Grande Rio. E nenhuma surpresa por isso, já que normalmente as estréias não revelam grandes índices junto ao público, como se este, cansado das emoções da anterior jurasse a si mesmo não acompanhar a próxima, uma jura que morre diante dos apelos sempre cativantes do folhetim seguinte.

Interessante registrar que, se considerarmos só a qualidade de audiência, o capítulo final de Sétimo Sentido não foi o último. Foi o penúltimo, o julgamento de Luana Camará, que conseguiu um pique de 80,3% às oito e meia, com 4 milhões 810 mil assistindo.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 4218