PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 12/03/2000
Autor/Repórter: Rení Tognoni

O LADO SECO DO NORDESTE

SÃO PAULO - A seca do Nordeste e a vida dura da população daquela região serão retratadas na novela da Rede Record que estréia dia 8 de maio, às 20h. A trama, com título provisório de "Laços de família", é escrita por Solange Castro Neves, estreante na emissora, mas que trabalhou 12 anos na Rede Globo e assinou a adaptação de dois sucessos de Ivani Ribeiro: "A viagem" e "Mulheres de areia".

Para criar o núcleo nordestino da história, Solange passou vários meses viajando por pequenas cidades afetadas pela seca e, conseqüentemente, pela miséria:

- Os folhetins sempre mostram o lado bonito do Nordeste, de belas praias. Quero pôr no ar a realidade da seca.

A novela terá três núcleos: um nordestino, um paulista e um rural. O primeiro será gravado em cidades do interior da Bahia e terá, entre outros personagens, o escultor Abel. Ele será interpretado por Fábio Ferrer, um artista plástico que está confeccionando as peças de barro que estarão nos cenários da trama.

As mulheres nordestinas serão Zefinha (Tânia Alves), cujo marido se mudou para São Paulo e nunca mais voltou; Vilma (Jussara Freire), mãe de Abel Dimas (Walter Verve), que em São Paulo se tornará sindicalista; e a professora Guida (Carla Regina), uma das protagonistas.

A principal trama, no entanto, se passará numa fazenda em Embu das Artes (na Grande São Paulo). Guida descobrirá que é filha de um grande fazendeiro (Juca de Oliveira), que antes de morrer deixou em testamento os seus bens para ela e sua irmã Cíntia (Vanessa Lóes). As duas não se conhecem. Cíntia também é fruto de uma aventura passageira, mas teve mais sorte que Guida: sua mãe (Mara Carvalho) casou-se com um homem rico e ela foi criada em Paris.

Pelo testamento, as duas irmãs terão de passar um ano morando juntas numa fazenda. Caso não consigam, perderão os bens do testamento.

- Este fazendeiro descobre que foi traído pela mulher e resolve beneficiar as filhas. Ele tentará laçar as duas, unindo-as. Daí vem o nome da novela - conta a autora.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 55029