PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 17/03/1996
Autor/Repórter:

DO SONHO DE UM CASTELO PARA A REALIDADE DA SARJETA

Herói de infantis, Luciano Amaral será menino de rua em trama do SBT

Depois de interpretar Pedro, o menino inteligente do "Castelo Rá-tim-bum", e o valente Lucas de "Mundo da Lua", Luciano Amaral dá adeus aos papéis de herói infantil e vai parar na sarjeta em "Razão de viver", a próxima novela do SBT. Aos 16 anos de idade, ele será Wanderlei, o Wan, um menino de rua de São Paulo que, para sobreviver, acaba receptando jóias roubadas por trombadinhas. A trama irá ao ar em abril, substituindo "Sangue do meu sangue".

Luciano ficou conhecido do público aos 6 anos, depois de estrelar um anúncio do Vick Vaporub. Algum tempo depois, trabalhou no filme "Besame mucho", de Hector Babenco, e aos 10 anos fez uma feliz estréia na televisão no "Mundo da Lua", ao lado de Antônio Fagundes, na TV Cultura. No ano seguinte, já consagrado como um dos melhores atores infanto-juvenis do pais, ele estrelou o "Castelo Rá-tim-bum".

Mas enquanto ainda desfruta seus últimos sucessos como artista infantil — tanto o Mundo da Lua" quanto o "Castelo..." estão sendo reprisados — Luciano se prepara para novos vôos. Em "Razão de viver", ele experimentará a primeira parceria romântica de sua carreira, contracenando com Fernanda de Souza — a Fernandinha do programa "X-Tudo" — que na novela será a Dorinha, menina de rua protegida por Wan e por quem acaba se apaixonando. O trio de menores carentes se completa com Rafael Pardo. Ele interpretará Nino, parceiro de Wan e Dorinha na luta pela sobrevivência.

— Esta novela inaugura uma nova fase da minha carreira. Estou achando ótima a oportunidade de fazer novos papéis disse Luciano, contente de poder trabalhar ao lado do que "verdadeiras escolas de interpretação", como Irene Ravache, Joana Fomm, Fúlvio Stefanni, Gianfrancesco Guarnieri.

Nascido em Pindamonhangaba, Vale do Paraíba, Luciano cursa o segundo colegial no Colégio São Bento, em São Paulo. Ele confessa que, a exemplo do Lucas de "Mundo da Lua" também detesta matemática. Por isso, pretende cursar uma faculdade de artes cênicas ou então de publicidade.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 55078