PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 24/03/1985
Autor/Repórter:

GONZAGA MOTA CASSA MICROONDAS

Fortaleza - O som e a imagem do Canal 8 da TV Cidade, integrada à Rede Bandeirantes, não mais poderão ser retransmitidos para o interior pelo sistema de microondas da Empresa Cearense de Telecomunicações, por ordem expressa do Governador Gonzaga Mota. Ele decidiu, também, que o canal de microonda usado pelo Canal 8 seja. ocupado pelo Canal 2 da Rede Manchete de Televisão.

Por causa disso, a direção da TV Cidade divulgou uma nota oficial na primeira página dos jornais, acusando o Governador de "prepotência" e "vingança". A emissora, segundo a nota, vinha mantendo uma posição de independência diante do Governo estadual, ao qual formulava criticas severas.

Divisão - "Vínhamos sofrendo pressões por parte dos porta-vozes do Palácio da Abolição, no sentido de que renunciássemos à nossa independência.

Não faltaram, sequer, as ameaças de que o Governo tinha como se vingar" - diz a nota da TV Cidade.

O Sistema Ecetel tem dois canais de microondas que retransmitem o som e a imagem das emissoras locais de TV para todo o Estado e, ainda, para parte do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e do Piauí. Um desses canais é usado com exclusividade pela TV Verdes Mares (Canal 10), conveniada da Rede Globo. O outro vinha sendo equitativamente dividido entre o Canal 5, da TV Educativa (estatal), e o 8, da TV Cidade.

A Ecetel não cobra nenhuma taxa de aluguel dos canais e isso tem provocado muitas discussões. A idéia de a Empresa Cearense de Telecomunicações promover uma licitação para o aluguel dos seus canais de microondas é antiga, mas, até agora, o Governador não autorizou a concorrência, pois esse sistema tem servido como arma política de negociações.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 5682