![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 09/10/1994 Autor/Repórter:
![]()
ESTRÉIA SOB NÉVOA DE GELO SECO
"As pupilas do senhor reitor" estreou semana passada em São Paulo. Mas so nos bastidores. A novela que substituirá "Éramos seis" no SBT, a partir de 28 de novembro, teve suas primeiras cenas gravadas na capital paulista debaixo de um enevoado clima de gelo seco. As gravações aconteceram em uma das salas da Catedral da Sé, das 21h às 4h da manhã do dia seguinte.
Perfeccionismo pouco é bobagem. O diretor do núcleo de teledramaturgia da emissora, Nilton Travesso, quer manter a mesma qualidade de sua antecessora, que já caminha para o final.
A história - baseada no romance do português Júlio Diniz, escrito em 1866 - foi adaptada por Ismael Fernandes e Bosco Brasil e terá Débora Bloch e Eduardo Moscovis nos papéis principais.
As primeiras cenas da novela foram dirigidas por Travesso na cidade do Porto, em Portugal, onde se desenrola grande parte da saga dos irmãos Daniel. (Moscovis) e Pedro (Tuca. Andrada), apaixonados pelas irmãs Margarida (Débora Bloch) e Clara (Luciana Braga).
UM BISPO NO PÉ DO PADRE
Nas gravações na Catedral da Sé, Paulo Goulart interpretou o bispo do Porto, que aparece apenas no primeiro e no centésimo capitulo da novela. O bispo é o chefe de padre Antônio (Juca de Oliveira), o reitor encarregado da educação de Guida e Clara.
- Trata-se de um padre simpático, com idéias muito avançadas para sua época. Parecidas com as da Teologia da Libertação da Igreja dos pobres de hoje - diz Juca.
Gravada na sala do Colendo Cabido, onde dom Paulo Evaristo Arns, cardeal de São Paulo, se reúne todo mês com os bispos da cidade, a primeira cena mostra um cenário antigo, com móveis e objetos fiéis ao século passado. As salas da Sé são construídas em elegantes arcos góticos e decoradas com imagens de santos, tapetes e quadros. Castiçais com' velas de cera ajudaram a dar o clima de iluminação do fim do Século XIX.
- Estamos; investindo nas novelas de época, que resgatam o romantismo e os valores perdidos do século passado - disse Travesso, que não escolheu por acaso um dos romances de maior sucesso de vendas de Portugal: os portugueses são consumidores assíduos das novelas brasileiras.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 57133