PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 20/08/1981
Autor/Repórter:

BLOCH E SÍLVIO SANTOS ASSINAM CONTRATO E TVS ENTRA NO AR EM S. PAULO

São Paulo - Com a presença de quatro Ministros - das Comunicações, Haroldo Corrêa de Matos; do Trabalho, Murilo Macedo; da Previdência, Jair Soares, e da Fazenda, Ernane Galvêas - e os dois responsáveis pelos novos canais de TV - o SBT, de Sílvio Santos, e Manchete, de Adolfo Bloch - que ontem assinalam seus contratos, inaugurou-se a TVS (Televisão Studios Paulista), do SBT, canal 4.

Termina, assim - como afirmou Sílvio Santos "uma novela de um ano e três meses", tempo decorrido desde o fechamento da TV Tupi. Sílvio Santos foi a principal figura porque a TVS paulista já está no ar até mesmo cobriu o acontecimento - enquanto a Manchete deverá entrar no ar só em 1982.

PROGRAMAÇÃO

Para colocar a TVS no ar, Sílvio Santos gastou 10 bilhões de dólares (cerca de Cr$ 1 bilhão 2 mil 500), comprou novos equipamentos e reaproveitou alguns de suas emissoras. A TVS terá sua sede nos 11 mil metros quadrados do bairro de Vila Guilherme e já contratou cerca de 200 empregados da antiga Tupi.

A TVS paulista começou às 9h30m, diretamente de Brasília, com a cerimônia de assinatura dos contratos dos dois novos canais e a promessa de Sílvio Santos de que sua TV terá uma programação popular. A cerimônia foi repetida, até ás 11h30m, entremeada com desenhos e o palhaço Bozo. As 12h30m, a transmissão voltou para Brasília, com um almoço na Casa da Manchete, numa confraternização entre Oscar Bloch e Sílvio Santos.

Na quarta-feira, será inaugurada a TVS de Porto Alegre, canal 5. Para o dia 2 de setembro, está prevista a abertura da TVS de Belém, Pará, canal 2.

Depois de O Povo na TV (das 14h às 18h30m) um programa de serviços à população, com reclamações de donas-de-casa, defesa do consumidor, debates populares, veio Bozo, e a partir das 19h, uma série de desenhos animados: Tom e Jerry, Pica-Pau, Pernalonga.

As 21h, o show Vamos Nessa, com artistas de sucesso e balé da TVS. As 22h, Sessão das 10 Premiada, quando foi transmitido o filme O Elevador, com intervalos para sorteio de telefones de telespectadores, que se respondessem a determinadas perguntas ganhavam Cr$ 5 mil. Às 24h, o programa Ferreira Neto, com reportagens e entrevistas.

A programação abrange 11 horas diárias de programas ao vivo e deve absorver cerca de 1 mil funcionários da Tupi, que ficaram sem trabalhar por 15 meses, até ontem. Essa absorção, porém, será parcial e lenta, pois ainda não há uma estrutura definitiva em funcionamento. As 19h, um coquetel no Oba-Oba, de Sargentelli, marcou o encontro da TVS com a imprensa paulista. O canal 4, que fora o pioneiro, por ter sido inaugurado em 1950, passa a ser agora a emissora caçula.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 57361