PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 28/06/1987
Autor/Repórter: Márcia Vieira

VAI GOSTAR DO RIO ASSIM

TV Corcovado dedica 12h de programação aos turistas

A primeira impressão de quem liga a televisão no canal 9 de madrugada é de que há algo de estranho no ar. Primeiro aparecem na tela pontos turísticos do Rio, apresentados em português. Depois vêm os mesmos lugares, só que narrados em inglês. Eles voltam a aparecer ainda mais uma vez, desta vez em espanhol. Quando o telespectador, já cansado do Rio, pensa que o programa acabou, começa tudo de novo. Em português, inglês e espanhol. De meia-noite às 9 horas, a TV Corcovado decidiu mostrar o Pão de Açúcar, o Corcovado e o carnaval em Rio Turismo, que ainda é repetido das 15h30min às 18h30min.

Um programa inusitado, que ainda é um mistério até mesmo para a própria emissora. Saber os motivos que levaram a TV Corcovado (ex-Record e ex-Copacabana) a exibir o programa não é nada simples. No Rio dizem que o programa veio pronto do Sistema Brasileiro de Televisão, em São Paulo. Lá dizem que a TV Corcovado, no Rio, é que tem as informações. Finalmente, o gerente comercial da emissora, Amaury Worms, explicou que a idéia do programa foi do apresentador e um dos proprietários do SBT, Sílvio Santos. Mas a irmã do apresentador, a gerente regional da TV Corcovado, Sara Soares, desconhece esta versão.

''Foi uma produtora independente, que eu não lembro o nome, que fez o programa e a TV comprou. Veio tudo pronto de São Paulo."

O Rio Turismo ainda não mereceu da direção da TV Corcovado nenhuma pesquisa sobre a sua repercussão. Mas a TV confia no inusitado. O programa, que começou a ser exibido em 1º de junho, vai ser ampliado. "Vamos gravar outros pontos do Rio e incluir algumas atrações de Salvador e Foz do Iguaçu", explica Sara. Com o Rio Turismo, a TV Corcovado quer atingir apenas os turistas. "Por isso passamos de madrugada, porque é a única hora que o turista está no hotel." Pelo menos esta faixa do mercado, a TV Corcovado quer garantir.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 6509