PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 14/09/2001
Autor/Repórter: Daniel Castro

CANAL 21 CORTA PROGRAMAS E VIRA "INFOMERCIAL"

Lançado em 1996 com a proposta de ser um canal noticioso local, o Canal 21, do grupo Bandeirantes, vai virar, a partir de segunda-feira, uma emissora de programação dominada por "infomerciais" (anúncios em forma de programetes) e por reprises.

Amanhã, vai ao ar o último "Circular", que já foi a principal atração do canal. Apresentado por Maria Cristina Poli, que deve ir para o "Jornal da Noite", da Band, o "Circular" era diário e passou a ser semanal em agosto.

O "Raio X", "talk show" diário apresentado por Salomão Schvartzman, também vai sair do ar -informação negada por Ubirajara Valdez, diretor do canal. Schvartzman deverá ter uma nova atração dominical na Band.

O diretor Valdez está deixando o Canal 21 e deve voltar para a Band de Porto Alegre. O 21 deixará de ter diretoria própria (o jornalismo será assumido pela Rádio Bandeirantes, e o cinema, pela Band, a rede principal).

A partir de segunda-feira, os "infomerciais", que hoje ocupam a madrugada e a faixa das 8h às 12h30, serão ampliados até as 16h. Saem do ar seriados antigos.

Permanecerão no ar, além de reprises de filmes, apenas dois jornais (que são compartilhados pelo grupo). O "Trânsito Livre" será aproveitado pela Band.

As medidas visam cortar custos. O canal estaria faturando menos de R$ 300 mil por mês. A Band nega que o 21 será arrendado.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 72359