![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 26/01/2003 Autor/Repórter: Paulo R. Moreira
![]()
NOVA TRAMA INFANTIL É IGUAL A 'CARROSSEL'
Anova novela infantil do SBT tem todos os ingredientes para conquistar os baixinhos. Estréia amanhã, às 19h45m, a mexicana "Viva às crianças - Carrossel 2", no lugar de "Cúmplices de um resgate", que dava média de 14 pontos no horário. A trama contará as aventuras de um grupo de crianças da segunda série do ensino fundamental e de sua doce professorinha. Se você está achando que já viu essa história, está certíssimo.
O subtítulo da nova novela não é a única coincidência com "Carrossel", fenômeno de audiência exibido pelo SBT de 91 a 92. As histórias são idênticas, mudando apenas os nomes dos personagens. Até o autor é o mesmo: o argentino Abel Santa Cruz, que também escreveu "Pícara sonhadora", "Pequena travessa" e "Carinha de anjo".
"Vivan los niños" (título original) está no ar na Televisa do México, onde estreou em julho de 2002 e foi chamada de novo "Carrossel". Por isso, numa jogada de marketing, o SBT adicionou o nome de seu antigo sucesso ao título original. Outro trunfo está no elenco: a menina Daniela Aedo, que vive a protagonista Marisol e já é conhecida do público brasileiro por ter estrelado "Carinha de anjo".
Em "Viva às crianças", o principal cenário é a escola Pátria Unida, onde Lupita (Andrea Legarreta) é a professora querida dos baixinhos. Ela se preocupa não só com a educação dos alunos como também com seus dramas pessoais: Estela é paralítica; Simoninha, rica e loura de olhos azuis, odeia Ângelo, que é apaixonado por ela e se sente discriminado por ser negro; Cidinha sofre com a separação dos pais, e Lucas não é bom nos estudos e teme as cobranças do pai.
"Carrossel" tinha uma turminha com problemas semelhantes na Escuela Mundial. Por ser negro e pobre, Cirilo era espezinhado por Maria Joaquina, loura e rica que se sentia superior aos colegas. Marcela vivia o drama do divórcio dos pais, enquanto Jaime era maltratado em casa porque ia mal nos estudos. Havia também a figura meiga e maternal da professora Helena (Gabriela Rivero), que tinha sempre uma palavra amiga, dava lições de moral e dividia o mundo entre o certo e o errado. Com essa história simples, o SBT obteve até 21 pontos de média logo nos primeiros meses. Será que o fenômeno se repetirá?
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 85156