![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 13/05/1996 Autor/Repórter: Cláudia Paixão
![]()
USA NETWORKS É O NOVO CANAL DA GLOBOSAT
A Globosat colocou no ar na última sexta-feira mais uma opção para seus assinantes: o USA Networks, presente em 17 milhões de casas norte-americanas. O contrato entre a programadora e a USA Networks International, pertencente aos estúdios Universal e Paramount, foi firmado em fevereiro deste ano e faz parte dos investimentos de US$ 100 milhões que a Globosat planeja liberar nos próximos dois anos em equipamentos, produções e co-produções. Deste total, 80/8 serão destinados para marketing.
Com uma programação diversificada, o novo canal exibe filmes, inclusive os produzidos pela Universal e Paramount, comédias, novos e antigos seriados, como Miami Vice e MacGyver, além de programas de esporte e outros populares nos Estados Unidos, como Entertainment Tonight e Hard Copy. Os assinantes também receberão exclusivamente aos sábados os programas do Sci-Fi Channel, canal de entretenimento especializado em ficção científica, que tem uma audiência de 30 milhões de telespectadores nos Estados Unidos.
O crescimento acelerado do mercado brasileiro de TV paga é um dos principais motivos para a vinda da USA para o País, afirma Rafael Pastor, responsável pelo desenvolvimento e operação do USA Networks International. Hoje, a programação fornecida pela Globosat já atinge cerca de 1 milhão de assinantes, sendo que a estimativa da empresa para o ano 2000 é alcançar 4 milhões de assinantes, afirma Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat. Para ele, o sucesso da TV por assinatura será medida em breve pela sua taxa de audiência e não pelo número de assinantes, como acontece hoje. "Um canal que é distribuído por assinatura, mas tem um alcance muito abrangente, deixa de ser tão segmentado assim e se tomar uma TV de massa'', explica. já no próximo ano, a empresa pretende trabalhar com sistema para aferir audiência.
A divulgação do novo canal para o público brasileiro teve início há cerca de um mês com a veiculação de teasers criados pela Contemporânea, sendo que a campanha inclui ainda anúncios de uma página para jornais e de página dupla para revistas. Também estão previstos filmes e spots para rádio, diz Pecegueiro. A verba para comunicação é de US$ 1 milhão.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 88819