PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 06/02/2004
Autor/Repórter: Laura Mattos

EUA DEVEM CENSURAR O OSCAR; SBT PROMETE TRANSMITIR SEM CORTES

TV quer evitar "surpresas" da exibição ao vivo

A rede de TV norte-americana ABC, responsável pela transmissão do Oscar, planeja censurar a cerimônia de entrega do prêmio. Para isso, a exibição não seria ao vivo, mas com alguns minutos de atraso -tempo suficiente para cortar cenas "indesejadas".

O mesmo esquema deverá ser adotado pela rede CBS, no próximo domingo, na festa do Grammy, premiação mais importante da indústria fonográfica.

O objetivo seria evitar um novo "incidente" como o ocorrido no último domingo na transmissão do Super Bowl, pela CBS. Durante o intervalo, numa apresentação ao vivo, a cantora Janet Jackson mostrou um dos seios. A polêmica já virou até investigação na Comissão Federal de Comunicação, e Janet Jackson anunciou ontem que não estará entre os apresentadores na cerimônia do Grammy, como estava programado.

Se a censura for adotada, o Brasil poderá saber antes dos EUA se "Cidade de Deus" levará alguma estatueta, de acordo com o SBT -emissora que tem exclusividade de transmissão na TV aberta.

Rick Medeiros, assessor de Silvio Santos e diretor do SBT, afirmou à Folha que o canal irá transmitir ao vivo. "Nos captaremos o sinal direto da ABC, sem o "delay" [atraso]. Se houver alguma cena como a de Janet Jackson, ela será mostrada aqui", disse.

O Grammy, também exclusivo do SBT na TV aberta, será exibido da mesma forma, diz Medeiros.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 94422