![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 18/07/2004 Autor/Repórter: Simone Mousse
![]()
A ESCRAVA É LOURA E DE OLHOS AZUIS
Bianca Rinaldi é a escolhida para viver a protagonista. Antes dela, Mel Lisboa e Cléo Pires tinham sido sondadas
Tudo bem que Isaura é branca, como está no livro de Bernardo Guimarães. Mas a Rede Record levou às últimas conseqüências a imagem da personagem: na versão que começara a ser gravada em agosto, a personagem-título de “Escrava Isaura” será Bianca Rinaldi, a loura de olhos azuis ex-“Pícara sonhadora”. A escolha da mocinha foi uma novela à parte. Mel Lisboa, sem contrato com qualquer emissora, foi convidada, mas não aceitou. Assim como Cléo Pires. As antagonistas também já estão definidas. Serão Renata Dominguez, na pele de Branca, e Patrícia França, na de Rosa. Outros nomes do elenco são Theo Becker (o Caio de “Celebridade”), Maria Ribeiro, Paulo Figueiredo, Mário Gomes, Rubens de Falco, Norma Blum, Jackson Antunes, Mayara Magri, Sylvia Bandeira e Caio Junqueira.
— Branca será a antagonista de Isaura na segunda fase da trama — conta Renata Dominguez, empolgadíssima.
Na versão feita pela Rede Globo em 1976, Branca não existiu. Eis aí o desafio da atriz, que ficou marcada como a Solene de “Malhação”.
— Estou muito feliz, a novela foi um sucesso e o Herval ( Rossano, diretor ) sabe bem o que faz — diz ela, que vai ter que ficar na ponte aérea. — Meu namorado ( Edson Spinello, diretor ) e minha mãe vão ficar no Rio.
Norma Blum, que fez a Hercília de “Celebridade”, fará uma participação especialíssima nos 12 primeiros capítulos. Ela será Gertrudes, mãe do vilão Leôncio. Na versão de 1976, ela era a mulher dele, Malvina, que agora será de Maria Ribeiro.
— Vai ser interessante fazer a novela 28 anos depois da outra. Estamos em fase de pré-produção, experimentando figurino, essas coisas — conta Norma. — Não acho que as pessoas vão fazer comparações. Esta é uma outra adaptação, com outros atores, em outra época.
A versão da Rede Record do livro homônimo de Bernardo Guimarães será escrita por Tiago Santiago, que foi roteirista da Rede Globo por 20 anos. A direção de “Escrava Isaura” será de Emílio di Biasi, com supervisão do próprio Herval Rossano, que hoje dirige o núcleo de teledramaturgia da emissora. Para conseguir uma qualidade cinematográfica, a Rede Record usará equipamentos de alta definição (HD), como o que estao hoje na novela “Metamorphoses”.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 99734