PUC-Rio

Voltar

Documento Número: 26414
Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 11/11/1994
Autor/Repórter: José de Arimatéia

SARNEY TIRA DO AR PESQUISA CONTRA ROSEANA

Região de Imperatriz, que concentra cerca de 500 mil votos e decide eleição, foi impedida de assistir a parte do 'Jornal Nacional'

RECIFE - O Jornal Nacional, da TV Globo, foi tirado do ar ontem, na cidade de Imperatriz, no Maranhão, para impedir a divulgação de pesquisa apontando a vantagem de Epitácio Cafeteira (PPR) sobre Roseana Sarney (PFL). A repetidora da Globo, a TV Mirante, da família Sarney, transmitia normalmente o telejornal. Quando foi anunciado o bloco das pesquisas, a emissora saiu do ar, impedindo sua divulgação na região de Imperatriz - capaz de decidir a eleição, com seus 500 mil eleitores. A emissora concorrente, TV Capital, repetidora da Record, gravara porém o bloco pela parabólica, e exibiu os números: 51% para Cafeteira, 39% para Roseana.

O deputado estadual Aderson Lago (PPR), um dos coordenadores da campanha de Cafeteira, avisara à tarde que isso ocorreria. Ele denunciou ainda que Sarney encontrou uma fórmula para burlar a legislação que o impede de aparecer no programa de sua filha. Segundo Lago, o ex-presidente gravou dezenas de fitas de vídeo e distribuiu a municípios do interior, encarregando os prefeitos de transmiti-las em pequenas repetidoras. "Em suas aparições, Sarney pede votos para Roseana e se lamenta, dizendo que seus inimigos querem expulsá-lo do Maranhão". De acordo com Lago, as imagens de Sarney são encaixadas nas janelas da propaganda local. Nas transmissões das grandes redes de TV, os blocos com anúncios nacionais aparecem, mas quando não há anunciante para o bloco regional, geralmente a tela fica escura ou é preenchida por uma vinheta. É quando entram as fitas do ex-presidente. "Diversos prefeitos já procuraram Cafeteira, dizendo que estão sendo obrigados a interferir nas transmissões, em virtude do poderio da família Sarney".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 26414