PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 26/07/2004
Autor/Repórter: Robert Galbraith

UNIVERSAL INVESTE R$ 4 MILHÕES PARA COMUNICAR NOVA MARCA

Paulo Barata, diretor do canal USA, diz que os preparativos para a mudança vêm sendo feitos há dois anos

A adoção da marca Universal pelo canal USA a partir de setembro terá como principal objetivo uma maior aproximação com o público latino-americano, mais familiarizado com a marca do centenário estúdio norte-americano e suas megaproduções. Resultado de uma parceria entre a Globosat e a empresa estrangeira, a versão brasileira do Universal Channel terá uma campanha exclusiva, dentro da região, criada pela agência carioca Praia de Comunicação, que começou a operar no início deste ano.

Segundo o diretor geral do ainda canal USA, Paulo Barata, o investimento total na campanha de reformulação do canal será de cerca de R$ 4 milhões. Ele explica que a atual marca não significa muito para o público brasileiro nem para o latino em geral. "É diferente nos EUA, onde ela tem grande afinidade com o patriotismo dos americanos. Tanto que lá nada muda", diz o diretor do canal.

Para reforçar o vínculo com o estúdio, a ação fará alusão a diversos sucessos do cinema produzidos pela Universal, como Austin Powers, Jurassic Park, Tubarão, Ace Ventura e Hannibal, e que estarão na grade em setembro. "A gente entende tanto de diversão que já fez até parque para dinossauros" e "Se você quiser abocanhar uma fatia do mercado, lembre-se que um dos filmes que a gente fez foi um tal de Tubarão" são algumas das peças que estão sendo produzidas para a mídia impressa e exterior que levarão a assinatura: "Universal Channel. Você vai ver". Os teasers já estão sendo veiculados em todos os canais da Globosat.

Paulo Barata diz que antes da mudança da marca o canal vem fazendo fortes investimentos em sua programação nos últimos dois anos, onde se assumiu o posicionamento de emissora voltada para o gênero de ação e investigação. "Um estudo de nossa audiência histórica indicou que esses são os preferidos de nosso público. Dentre as 100 maiores bilheterias da história do cinema, 50 são desses gêneros", conta Barata. O campeão absoluto da audiência do atual canal USA é o programa Monk, líder entre as séries de TV paga em seu horário segundo pesquisas do Ibope Telereport. As séries Crossing Jordan, Lei & Ordem e Missing também são destaques.

Segundo ele, a emissora investirá o triplo do ano passado em programação em 2004. As principais novidades são as três séries que vão estrear em setembro junto com a nova marca: Touching Evil, Medical Detectives e The Outter Limits. A primeira é sobre um policial que ressuscita após estar dez minutos morto por conta de um tiro na cabeça e volta à vida sem a parte do cérebro que censura suas atitudes. Na série sobre médicos detetives, os episódios destacarão a atuação desses profissionais em casos de investigação policial. A série Outter Limits seguirá a linha Além da Imaginação, com foco em ficção científica.

Ainda com base nos números do Ibope Telereport, Barata diz que o canal USA foi o que mais cresceu em audiência (38%) entre os canais com programação de séries na média de março a maio de 2004, se comparado ao mesmo período de 2003. "O USA falou com 5,6 milhões de telespectadores, o que o coloca em sétimo lugar no horário nobre e em oitavo no geral entre canais adultos", comemora. Barata diz que se forem considerados os índices de audiência de setembro de 2002, a média atual está 122% superior. Um dado surpreendente que o diretor revela é o de 56% da audiência do canal ser feminina, apesar de a programação não ter foco direto nesse público.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 100039