![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 09/06/1996 Autor/Repórter: Adriano Catozzi
![]()
LOIRINHAS DA TV REVELAM SEU LADO EMPRESARIAL E FATURAM MILHÕES
Quem ouve falar dos milionários contratos assinados pelos artistas com as emissoras de televisão não imagina que, em muitos casos, não sejam eles as suas principais fontes de renda.
O poder de persuasão da TV foi há muito descoberto por seus astros, que passaram a usá-lo em seu favor, numa lucrativa exploração da própria imagem.
As apresentadoras infantis, por exemplo, sabem que a televisão é o instrumento que impulsiona suas carreiras empresariais e fonográficas. Por conta disso, elas acabaram tornando-se mais empresárias que apresentadoras.
Ganham muito mais fazendo publicidade, vendendo seus discos, apresentando shows e licenciando produtos com sua marca do que comandando programas.
"Qualquer artista de grande exposição na mídia tem condições de explorar a sua imagem. Alguns têm mais potencial que outros, mas só as apresentadoras infantis têm conseguido fazê-lo com eficiência", diz o empresário Marcos Saraiva, agente de licenciamento de Angélica.
Só de royalties com os produtos licenciados, a apresentadora deve faturar R$ 2 milhões em 96.
ELIANA VENDE MAIS BRINQUEDOS - Correndo por fora na disputa entre as loiras, Eliana é a que mais vende brinquedos, até mesmo mais que Xuxa.
Desde que deixou os conjuntos As Patotinhas e Banana Split para trabalhar com as crianças, apresenta uma gradual e constante evolução. Primeiro veio o "Festolândia", depois a "Sessão Desenho" e finalmente o "Bom Dia & Cia", com o qual mantém a média de seis pontos no Ibope (cerca de 600 mil telespectadores na Grande SP). Agora ela acumula também o "TV Animal", para o público adolescente.
Além de três discos que venderam mais de 250 mil cópias cada, mantém 14 brinquedos em linha, todos com a mesma fábrica.
Juntos eles venderam mais de 700 mil unidades em dois anos. Números que conferem à apresentadora a condição de fenômeno, segundo o diretor de marketing da Grow, João Nagano.
"O mercado de brinquedos está em crise, mas não no caso dela. Lançamos três novos produtos no início do ano, que se esgotaram rapidamente."
Na época da Páscoa, os ovinhos da Eliana venderam cerca de 60 mil peças em um mês. "A boneca Trancinha foi recomprada por 60% dos clientes no mesmo período", afirma Nagano.
Até o fim do ano ela deve lançar lancheiras, bichos de pelúcia e livros pré-escolares.
O salário de seu novo contrato com o SBT é apenas o quarto colocado no ranking dos ganhos de Eliana. Com um faturamento estimado em R$ 2,8 milhões ao ano, ela obtém 30% de seus rendimentos em shows. O licenciamento vem a seguir, respondendo por 25%, à frente da venda de discos (20%), salários (cerca de 15%) e publicidade (10%).
XUXA ARRECADA US$ 15 MILHÕES POR ANO - Estima-se que, hoje, os negócios de Xuxa faturem algo em torno de US$ 15 milhões por ano.
O dinheiro vem, sobretudo, das vendagens de discos, dos filmes e vídeos, dos programas de televisão e da publicidade.
A Xuxa Produções e Promoções Artísticas é a cabeça de uma série de empresas que inclui a TWO Locadora de Automóveis, a Mega Events, a rede de lojas Bicho Comeu e a Xuxa Turismo.
Comandado pela empresária Marlene Mattos, o grupo já chegou a ter 250 funcionários. No ano passado, porém, passou por um enxugamento e atualmente conta com cerca de 150 pessoas.
Algumas prestam serviços particulares para a "rainha dos baixinhos", em sua residência, seu sítio e na Fundação Xuxa Meneghel, que cuida de crianças carentes.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 100392