PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 18/08/2004
Autor/Repórter: Ulisses Mattos

CANAL USA VIRA UNIVERSAL

Anunciada há alguns meses, a mudança de nome do canal USA para Universal Channel está confirmada para 1º de setembro. A alteração vem acompanhada de novo foco na programação e séries inéditas. Apesar de estarmos vivendo dias de resistência internacional aos Estados Unidos, a queda da sigla USA tem um objetivo muito mais racional.

- A mudança do nome já vinha sendo estuda há anos, bem antes desse sentimento anti-americano, que nem é demonstrado pelos nossos assinantes. A sigla não dizia muito para o público brasileiro. Depois que a NBC comprou a Universal, formou-se uma conjuntura mais favorável para a mudança. O nome Universal tem muito mais valor, pois lembra os estúdios responsáveis por grandes filme e séries - conta Paulo Barata, gerente-geral do Universal Channel.

O novo nome será usado em toda a América Latina. O canal mexe também na grade. A estratégia é seguir a pista deixada pelas séries de maior sucesso e investir no gênero investigação.

- A resposta do público para a série Monk foi impressionante. Também temos muitos fãs de Crossing Jordan, que é um série forte nos Estados Unidos, como Lei & ordem, que também exibimos. Decidimos então aumentar as opções e levar ao ar séries clássicas desse gênero, como Columbo, que inspirou Monk - diz Paulo.

A programação ganha fôlego com as estréias dos seriados Touching evil e Medical detectives e também com filmes dos estúdios Universal, como A múmia e Velozes e furiosos. Paulo revela que mesmo o canal não sendo lugar para estréia de filmes, os longas são responsáveis por boa parte dos animadores índices de audiência que o canal vem conquistando.

- Nosso objetivo era estar entre os dez mais vistos. Hoje estamos em sexto lugar. No segmento canal de filmes e séries, passamos o primeiro semestre em segundo lugar e em julho conquistamos a liderança - comemora Paulo.

No dia da estréia do Universal, haverá uma maratona de cinco horas, das 20h à 1h, com as novidades do canal, como estréias das duas séries e novas temporadas das já conhecidas.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 101017