![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 22/08/2004 Autor/Repórter: Simone Mousse e Janaína Nunes
![]()
NOVELA SERÁ A MENINA-DOS-OLHOS
São Paulo - Parecia um show. E até foi mesmo, com uma performance de Tom Cavalcante, que imitou personalidades e contou piadas. Todo o elenco da Rede Record, de Márcio Garcia a Boris Casoy, de Chitãozinho e Xororó a Celso Freitas, reuniu-se na terça-feira para apresentar a nova grade da emissora. A mais celebrada estréia da casa será “A escrava Isaura”, versão para a televisão do romance de Bernardo Guimarães. Com um orçamento de 40 mil dólares por capítulo, a novela é a menina-dos-olhos da Record.
— Nosso carro-chefe é o jornalismo, mas estamos investindo em teledramaturgia. Como “A escrava Isaura” é de época, custa de 20% a 30% a mais do que as outras — disse o presidente da emissora Dennis Munhoz. — A Record gastou 8 milhões de dólares com equipamento e contratação de profissionais para jornalismo e teledramaturgia. É um investimento nunca feito antes por nós. Não estamos olhando para preço, e sim para qualidade. Queremos a liderança.
Nem mesmo a malsucedida incursão no mundo das novelas com a Casablanca desanimou a emissora, garante o presidente. Tanto que a Record pensa em ter mais de um horário de novelas.
— Sou adepto de produções independentes, mas agora preferimos ficar com tudo dentro da casa — comentou Munhoz. — Fizemos “Turma do gueto” em parceria e foi um sucesso. “Metamorphoses” não repetiu o êxito e isso sempre cria atritos, mas nada grave. Estamos estudando com a Casablanca a possibilidade de “Turma do gueto” virar filme.
Bianca Rinaldi, de 28 anos, protagonista de “A escrava Isaura”, conta que não assistiu à versão da Rede Globo com Lucélia Santos, em 1976.
— Não estou preocupada com comparações. Li o livro duas vezes e a minha Isaura é igual à dele: educada, meiga e em busca da liberdade — contou a atriz durante as gravações na fazenda Santa Gertrudes, em São Paulo.
O único peso que Bianca carrega é o de seu figurino. As roupas de Isaura chegam a pesar até 5 quilos.
— Não me incomodo, sempre quis fazer novela de época para usar esses vestidos — diz ela, que chegou a ser sondada para “América”, próxima novela das 20h da Globo.
“A escrava Isaura” terá 140 capítulos, 50 a menos do que a primeira versão. A música “Retirantes”, que marcou a abertura daquela, também estará nesta, mas com outro arranjo.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 101224