![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 05/12/2004 Autor/Repórter: Simone Mousse
![]()
ELA VAI SAIR DO TRONCO
Como diz o ditado, depois da tempestade sempre vem a bonança. Nos próximos capítulos de “A escrava Isaura”, da Rede Record, Isaura (Bianca Rinaldi) vai sofrer como nunca nas mãos de Leôncio (Leopoldo Pacheco): será posta no tronco sem água e comida, obrigada a trabalhar mais do que qualquer outro escravo e sofrerá assédio sexual. Mas na sexta-feira tudo mudará: em tomadas cinematográficas, a mocinha fugirá.
— O capítulo da fuga foi o mais emocionante que já escrevi em minha vida — garante o autor, Tiago Santiago. — Isaura vai estar no tronco e a fazenda vai ser invadida por André (Deo Garcez) , Miguel (Jackson Antunes) , Henrique (Gabriel Gracindo) e outros. Leôncio vai se trancar com ela no quarto, enquanto seus capangas tentam repelir o ataque. Vamos ter muita luta, muita batalha, até conseguirem tirá-la das mãos dele.
Na seqüência, Miguel ficará ferido. Henrique vai escalar a parede e entrar no quarto, atracando-se com Leôncio. Rosa (Patrícia França) tentará impedir Isaura de sair da casa grande, em vão. André conseguirá botá-la numa carroça e ainda vai atirar em Leôncio.
— Isaura vai ficar um bom tempo fugida, quase um terço da novela. Vai conhecer Álvaro (Theo Becker) , o grande amor de sua vida, depois da fuga — adianta Santiago. — Ela vai sofrer muito, porque será apresentada a ele com o nome de Elvira e se apaixonará. Álvaro vai demorar a descobrir que ela é escrava fugida.
Na nova fase, a trama ganhará um mascote. Durante a fuga, Isaura e Miguel conhecerão Pedrinho (Matheus Palota), um menino de 11 anos que será adotado por eles.
— A partir da fuga, a história vai correr paralelamente em São Paulo e em Campos. Isaura vai fugir primeiro para a casa de Tomásia (Mayara Magri) , depois para o quilombo, depois vai pegar a estrada até uma chácara numa pequena cidade nos arredores de São Paulo. Leôncio continuará na fazenda, mas começará a gastar uma fortuna para perseguir, localizar e tentar recapturar Isaura — conta o autor.
Os índices de audiência (a média em São Paulo tem sido de 11 pontos) já fizeram a Rede Record pedir a Tiago Santiago que esticasse a novela para além dos 140 capítulos previstos inicialmente.
— Com o horário de verão, a novela aumentou o share em 20%. Há sete semanas no ar, só não ficamos em segundo lugar na estréia de “Chiquititas”, do SBT. Mas retomamos o segundo lugar nesta última semana — explica o autor.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 104736