PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Dia
Data de Publicação: 05/11/1989
Autor/Repórter: Sandra Malafaia

A PRIMEIRA NOITE DE AMOR DE DORA E ALEX

Após tantos encontros e desencontros, finalmente Dora - personagem de Christiane Torloni em Kananga do Japão (Rede Manchete) - se entrega de corpo e alma a Alex (Raul Gazolla). Já separada de Danilo (Gruseppe Oristânio), mesmo não sendo o desquite ainda oficial, a heroína da novela de Wilson Aguiar Filho não consegue mais resistir aos encantos do malandro da Praça XI e tem uma noite inesquecível com ele, sob a lua cheia, na praia em frente à casa de veraneio dos Viana. As cenas foram gravadas em Grumari e vão ao ar no capítulo 102.

Sozinha com o filho na casa de veraneio, onde passa o carnaval, as lembranças da época em que era a rainha do Grêmio Recreativo Kananga do Japão, fazendo par com Alex, não saem da mente de Dora. Depois de uma ida à mansão dos Viana, onde discute com Letícia (Tânia Carrera), a sogra que fez tudo para ela se separar do marido, Dora resolve tomar um banho de mar, de camisola, para se lavar de tudo de ruim que passou pela vida.

ACIMA DAS FORÇAS - No exato momento em que ela se banha, Alex chega na praia a sua procura. E numa cena digna dos antigos filmes românticos, sem que Dora o veja, ele joga o chapéu na areia, tira os sapatos e o paletó, e vai entrando no mar de calça e camisa.

Quase que implorando para que Dora não o mande embora, Alex diz que a ama e que não acredita que ela irá continuar resistindo ao seu amor. Dessa vez ela não resiste mesmo e acaba confessando que não é o que ela quer racionalmente, mas que está acima de suas forças.

Os dois se beijam e caem na areia, fazendo um amor regado pelas ondas do mar. Dora admite que a relação foi bem diferente da que está acostumada a ter com Danilo, até então, o único homem de sua vida. E Alex confessa que sabia que iria ser assim, "de tremer as estrelas", acrescentando que "foi a lugares onde mulher nenhuma o levou".

Apesar de tudo isso, a jovem tenta colocar os pés no chão, já que a situação dos dois não é das melhores. Para ela, Alex não pode continuar dizendo que a ama porque ele é casado e tem filhos. Mesmo fazendo o papel de mulher de fibra e com idéias avançadas para a época, a personagem de Christiane Torloni tem um conceito de moral rígido, decorrente da formação que teve. Isso fica evidente quando ela resolve se separar do marido. Apesar de gostar muito dele, nunca chegou a amá-la. Mas Dora só concretiza a separação quando Danilo infringe o acordo entre eles, ao passar a ter um caso com Odila (Danielle Daumerie). Para ela, a palavra, o pacto e a honra têm importância fundamental.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 10675