PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 13/11/1989
Autor/Repórter:

TELEJORNAL DE SP NO RIO

SÃO PAULO - A partir de hoje, a TV Corcovado, canal 9, vai retransmitir parte da programação de filmes, jornalismo o shows da paulista Rede Record de Televisão, com destaque para o seu carro-chefe, o Jornal da Record, com um público cativo em São Paulo, onde já chegou a ser vice-líder de audiência durante 15 minutos. Com a nova programação, a TV Corcovado do Rio supre a falta de um telejornal e torna-se afiliada da Rede Record, que faz a sua primeira Investida para a formação de uma quinta rede nacional de TV

Desde que entrou no ar, em abril deste ano, o Jornal da Record, criado pelo diretor de jornalismo Dante Matiussi e dirigido por Carlos Nascimento, ex-Globo, é considerado o melhor produto da emissora. Com um formato original de duas horas de duração, entres 18h e 20h, o que o torna o mais longo telejornal da televisão brasileira, e voltado inicialmente para o Estado de São Paulo, o Jornal da Record já é retransmitido para todo o oeste do Paraná pela TV Carimã, de Cascavel, e para Brasília, através da TV Capital.

"Dividimos o telejornal em duas edições", diz Carlos Nascimento, editor-chefe e apresentador do Jornal da Record. "A primeira, que o Rio não verá, das 18h às 19h, é dirigida a São Paulo, com notícias regionais e da política paulista. O que vai entrar. no Rio, a segunda edição, a partir das 19h, é um telejornal feito por uma emissora pequena, mas com o compromisso da informação em âmbito nacional " Para cobrir as notícias cariocas, o telejornal vai manter um correspondente no Rio, com uma equipe de reportagem, além de um compromisso da TV Corcovado de fornecer notas diárias sobre os principais assuntos do dia.

O Jornal da Record já possui um correspondente em Brasília, Otto Scharkis, que cobre política e economia, com uma equipe da produtora Câmera 4. Em São Paulo, oito repórteres procuram fazer, na segunda edição do telejornal, matérias de Interesse nacional. Além disso, o comentarista econômico Marco Antônio Rocha, ex-Globo e ex-Manchete, mantém uma coluna diária, De olho no dinheiro, sobre o mercado financeiro e macroeconomia; e o editor de política, Renato Falleiros, ex-Veja e ex-Globo, faz a coluna Diário de campanha.

Mas um dos principais trunfos do Jornal da Record é a transmissão do noticiário internacional da TV a cabo americana CNN (Cable News Network), a segunda maior rede a cabo do mundo, que só exibe notícias, 24 horas por dia. A Record tem um contrato. de aproveitamento de imagens da CNN desde abril, e leva ao ar, todos os dias, de cinco a dez reportagens internacionais da CNN. "A CNN tem um volume enorme de material. Ela cobre tudo com intensidade e profundidade, e é realmente Imbatível em matéria' de notícia internacional", garante Dante Matiussi.

Com todo este primeiro time e mais uma equipe de 100 pessoas, sendo 60 jornalistas, o Jornal da Record conseguiu, na segunda semana de outubro, uma audiência em São Paulo de 5 pontos no ibope, atingindo 770.000 domicílios paulistas, no horário das 19h30 às 19h45, e suplantando os telejornais do SBT e das Redes Bandeirantes e Manchete. O telejornal se beneficia do seu horário - na capital paulista ele o primeiro a entrar no ar -, mas também, destaca o anchorman Carlos Nascimento, da absoluta independência com que ele é feito até agora.

"Temos inteira liberdade para dar as notícias", diz Nascimento, que acha que não se deve criar uma expectativa exagerada no Rio para um projeto que ainda está sendo implantado, e não vai disputar a supremacia visual dos jornais da Globo e da Manchete. "O Jornal da Record é um telejornal modesto, que tem tido sucesso pela informalidade com que é feito", reconhece Nascimento. O que prova, segundo o apresentador, que existe um público interessado em notícias, e diferente daquele que se liga automaticamente' apenas no Jornal nacional, da Rede Globo, alimentando um hábito de 20 anos.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 10766