![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 07/01/1990 Autor/Repórter: Teresa Tavares
![]()
COM A PROFISSÃO NO SANGUE
Ele é a mistura perfeita de Tarcísio Meira e Glória Menezes. Apesar de os pais formarem um dos mais famosos casais da TV, Tarcísio Filho, que atualmente interpreta o Júlio, em "Kananga do Japão", acredita ter construído uma carreira desvinculada da família
No rosto de Tarcísio Filho, as pessoas - principalmente as do meio artístico - não sabem dizer se prevalecem os traços do pai, Tarcísio Meira, ou os da mãe, Glória Menezes. Vivendo no momento o revolucionário Júlio da novela "Kananga do Japão". na Manchete, o ator, no entanto, não se preocupa em carregar uma imagem que sempre o associa aos pais famosos. Ele acredita que já conseguiu construir uma carreira totalmente desvinculada dos dois.
Mas no início não foi bem assim. Freqüentando desde criança os corredores e camarins da Globo, Tarcisinho, como é chamado pelos amigos, cresceu entre artistas. Sua estréia na televisão, aos 6 anos, em "Irmãos Coragem", foi resultado dessa proximidade com o meio. Mas ele encara o destino sem qualquer tipo de culpa:
- Teria sido burrice não aproveitar as oportunidades que surgiram. Não vou negar que me ajudou muito ser filho de Tarcísio Meira e Glória Menezes, embora, em determinado momento da minha carreira, tenha achado que isto poderia atrapalhar um pouco.
Tarcisinho diz que sempre recebeu o apoio dos pais. E garante que os dois jamais fizeram qualquer tipo de pressão:
- Do ponto de vista profissional, eles sempre me deram toques, mas nunca interferiram na minha decisão de ser ator.
Apesar dê ter feito inúmeros papéis durante a infância e adolescência, Tarcisinho considera que o início de seu trabalho como ator aconteceu realmente em 1986, quando participou da novela "Sinhá Moça". Em seguida fez "Brega & chique" - que está sendo reprisada à tarde -, em que Ted, seu personagem, marcou por se recusar a tomar banho depois que a namorada o abandonou. E antes de trabalhar em "Kananga", ainda participou de "Bebê a bordo":
- Estou vibrando com trabalho em "Kananga". E uma chance de mostrar meu talento como ator.
Solteiro, mas com uma namorada em Paris, o ator tem muitos planos para o futuro. Apesar de já ter trabalhado como assistente de direção em novelas e filmes - o último foi "Floresta de esmeraldas" -, Tarcisinho pretende, no momento, intensificar sua carreira de ator, expandindo-a para o teatro:
- Neste setor, só fiz produção e assistência de direção, sem aparecer no palco.
Mas quem sabe isso não acontece ainda nesse ano?. Tarcisinho lamenta já ter terminado suas gravações em "Kananga do Japão". Seu personagem vai morrer no capítulo 154, a ser exibido dentro de mais alguns dias. Segundo o autor Wilson Aguiar Filho, o revolucionário Júlio será "suicidado" pela polícia política do Governo Vargas:
- O personagem morrerá dentro da prisão e será jogado pela janela, simulando um suicídio. Para criar a cena eu me baseei na morte do americano Victor Barron, desaparecido em circunstâncias semelhantes no Brasil.
Mesmo declarando não ser um militante político, Tarcisinho admira a paixão de seu personagem e acredita que "devem existir muitos Júlios participando atualmente dos mais variados movimentos existentes no País". Leonino do dia 22 de agosto, o ator acha que não deve manifestar publicamente suas preferências políticas:
- Quem sou eu para assumir posições que podem interferir na opinião dos outros?
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 11107