PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 09/07/2006
Autor/Repórter: Armélia Gonzalez

NOSTALGIA: “BRASILEIROS E BRASILEIRAS”

Quem pensa que para uma novela dar boa audiência é só juntar alguns ingredientes básicos, tipo bom diretor, bom autor e bom elenco... muito se engana. O público tem razões que a própria razão desconhece, e a teledramaturgia está cheia de exemplos que não deram certo... Apesar de tudo. “Brasileiros e brasileiras” é um desses casos. A novela, que foi ao ar pelo SBT em 1990, foi escrita por dois autores de peso: Walter Avancini, que mais tarde iria estourar como diretor de “Xica da Silva”, e Carlos Alberto Sofredini, cuja obra, para quem não se lembra, inspirou “Hoje é dia de Maria”, sucesso da Globo em 2005. O próprio Avancini dirigiu “Brasileiros e brasileiras” e teve à sua disposição um elenco que incluía Edson Celulari, Lucélia Santos, Rubem de Falco, Juca de Oliveira e Isadora Ribeiro, que na época era mais conhecida como a garota do “Fantástico” ou da abertura da novela “Tieta do agreste”. Mas, segundo o livro “Memória da telenovela brasileira”, de Ismael Fernandes, “Brasileiros e brasileiras” foi um retumbante fracasso.

Talvez o momento político não tenha ajudado. O título era uma alusão ao bordão usado pelo ex-presidente José Sarney e a novela contava a história de pobres que tentavam ganhar a vida com luta livre. Quando pensam em criar um ringue e botar mulheres para praticarem o esporte, são cerceados por uma tal Liga Pela Moral e Pela Virtude. Só para situar: na época, os brasileiros de verdade estavam sob a presidência de Fernando Collor de Melo, que tinha derrotado o candidato operário Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao ver que a novela registrava minguados cinco pontos, a emissora fez o que quase sempre faz: mudou a atração de horário uma, duas, três, quatro vezes. Possivelmente esta atitude contribuiu para minguar ainda mais os parcos pontos. Como derradeira e desesperada providência, o SBT tirou os pobres de uma novela que, originalmente, seria para retratá-los. Mesmo não sendo especialista, dá para imaginar que o caldo, aí, entornou de vez. E a trama, que passou a contar um drama doméstico na casa de milionários, foi tirada do ar. Alguma experiência há de ter agregado

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 121837