PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 27/08/2006
Autor/Repórter: Paulo Ricardo Moreira

DOR E SOFRIMENTO PARA ALTERAR O IBOPE

Se felicidade não dá ibope, como dizem alguns novelistas, então a saída é apelar para a tragédia. Os próximos capítulos de ''Cristal'', do SBT, reservam fortes emoções. Esta semana, para começar, a rebelde Eliana (Greta Antoine) sofrerá um grave acidente automobilístico após participar de um pega com o namorado, e ficará paraplégica. As cenas fazem parte das mudanças feitas pela direção com o objetivo de aumentar a audiência da novela, que gira em torno dos 6 pontos de média.

O acidente com Eliana estava previsto na sinopse original, mas havia sido retirado da trama por Herval Rossano, diretor afastado mês passado por motivo de doença. Ao assumir a direção do núcleo de dramaturgia, David Grinberg pós de volta as cenas, já que agora a idéia é seguir à risca o texto mexicano, no qual a novela do SBT é baseada.

As seqüências foram gravadas semana passada, no Centro de São Paulo. A direção usou um dublê para guiar o carro e um boneco para substituir a atriz no banco do carona. Durante o pega, Gabo (Vinícius Gomes), namorado de Eliana, perderá a direção do automóvel ao levar uma fechada de outro corredor e baterá numa barraca de frutas, capotando em seguida. O rapaz morrerá na hora e Elaine será levada para o hospital.

Dias depois, a jovem, que é filha de Vitória (Bete Coelho) e Alex (Giuseppe Oristânio), acordará do coma e ficará abalada ao saber que o namorado faleceu e que ela não poderá mais andar Outra tragédia acontecerá esta semana: a morte de Zete (Patrícia Mayo) após sofrer um enfarte.

- Eliana ficará deprimida e não aceitará ficar numa cadeira de rodas. Não vai querer se levantar da cama nem para tomar banho. Ela também se sentirá culpada pela morte de Gabo - conta Greta Antoine, que na primeira fase interpretou a Vitória jovem.

Aos 19 anos, a atriz paulista diz que ficou surpresa, mas gostou da virada de sua personagem. Para Greta, será uma oportunidade de mostrar seu lado dramático.

- Acho bom porque, como a personagem, eu também vou aprender a lidar com a cadeira de rodas afirma ela, que atuou em ''Chiquititas", do SBT, e participou da série "Ilha Rá-Tim-Bum", da TV Cultura, durante quatro anos.

Pela sinopse, Marion (Marisol Ribeiro) ficará louca quando souber que João Pedro não quer mais saber dela. Na versão mexicana, a personagem raspa a cabeça. Mas, na original venezuelana, isso não acontece. Na trama do SBT, ainda não está decidido se ela vai ou não cortar os cabelos.

Uma coisa é certa: as gravações não devem passar de novembro, quando terminam os contratos dos atores. A novela não vai virar o ano, ficando no ar provavelmente até dezembro. Mas tudo dependerá da reação da audiência.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 123404