PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 29/09/1995
Autor/Repórter: Ana Cláudia Souza

ROSSET CURTE O 'BARATO' DE FAZER NOVELA

Enfant terrible do teatro paulista, Cacá Rosset estréia em teledramaturgia no próximo dia 7 de agosto, no capítulo 21 de Sangue do meu sangue. Raposo, seu personagem, é um ator desiludido que faz apresentações em praças públicas com seu grupo mambembe e usa uma carroça como palco. Embora já tenha feito um programa de entrevistas na Manchete (Cadeira de barbeiro, em 1988), Rosset ficou ansioso com a estréia em novelas. "Estava aflitíssimo para começar a parir o personagem", explica.

Neste caso, a adaptação do novato vai ser um pouco mais fácil, já que o personagem é bem teatral. "Lógico que tem que haver uma acomodação, mas Raposo é mais próximo do meu trabalho no teatro do que um outro qualquer." Preconceitos contra o veículo, ele nunca os teve. "Simplesmente não era o, meu barato, e eu só faço o meu barato. Nem eu procurei, nem fui procurado. Aconteceu", conta. O problema foi decifrar o roteiro de gravações. ''Era como se estivesse recebendo um negócio em sânscrito. Não conseguia entender por que tinha que começar gravando o capitulo 25. Ai alguém me explicou e vi que não tem nenhum complicação. Mas primeiro tive que saber a mecânica daquilo. Como no primeiro dia de aula: conhece s novos coleguinhas, aprender o que fazer primeiro."

Surpreso mesmo Rosset ficou com o trabalho de reconstituição histórica. "Senti que há um cuidado e um capricho muito grandes com esta novela. Uma historiadora acompanha toda a recriação do Rio de Janeiro do século 19. Além disso, o tratamento da linguagem, dos figurinos e da cenografia é perfeito", elogia o ator.

Apesar de se dedicar basicamente ao teatro, Cacá Rosset é figurinha fácil na mídia paulista, o que, acredita, vai facilitar sua identificação por parte do público. Ele só não sabe se, depois de Sangue do meu sangue, vai continuar na TV. "Ainda não sei avaliar a médio prazo o que isso vai detonar. Se vou fazer só essa novela e fim de papo ou se parto para outra. Sei que estou muito excitado, como se tivesse ganho um brinquedinho novo. Me interessa ver como ele funciona". compara.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 127540