PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 14/08/1990
Autor/Repórter: Marcia Cezimbra

SBT ENTRA NA BRIGA DA NOVELA

Emissora investe na teledramaturgia e Celulari reforça 'cast'

O SBT apresentou ontem o galã que vai disputar no próximo ano o horário mais nobre da TV brasileira, o da novela das 20h30: o ator Edson Celulari aceitou o convite do diretor Walter Avancini para viver João Tenório, um cangaceiro sedutor, personagem central da primeira novela das 20h30 da TVS, que deve estrear em 1991. É a segunda vez que Walter Avancini o transformará num cangaceiro. O primeiro foi o dentista José de Arimatéia, de Chapadão do Bugre, exibida em 1987 pela Rede Bandeirantes. Antes de João Tenório, porém, Edson Celulari fará uma participação especial na novela Brasileiros e brasileiras, que estréia já este ano, dia 5 de novembro, às 18h. Ele, a bailarina e modelo Isadora Ribeiro, as atrizes Alexandra Marzo, Lucélia Santos e o ator Ney Latorraca começam a gravar em setembro a história dos brasileiros e brasileiras que Sofrem e amam na periferia de São Paulo.

O argumento de Brasileiros, e brasileiras é do próprio diretor Walter Avancini, com texto desenvolvido pelo escritor Carlos Alberto Sofredini. Apesar de ter contratado Roberto Vignati para dirigir a novela, Walter Avancini dirigirá pessoalmente os primeiros capítulos e supervisionará esporadicamente os estúdios e locações. Além de lançar como atriz Isadora Ribeiro, a serpente da abertura da novela Tieta, exibida no ano passado pela Globo, Walter Avancini não deixará de apresentar em Brasileiros e brasileiras novos talentos eletrônicos, escolhidos por ele a dedo no teatro paulista: Rosi Campos, Eliane Fonseca, Cida Costa, Osmar Angelo, Zezé Barbosa. Estão ainda no elenco, praticamente já fechado, Nair Belo, Consuelo Leandro, Jacqueline Lawrence e a modelo Patrícia Luchesi, famosa pelo comercial de sutiãs Valisère.

Para -começar de baixo", Walter Avancini decidiu estrear primeiro a novela das 18 horas e subir gradualmente de horário com novas novelas. A primeira das 19h, Anita Garibaldi, com Lucélia Santos no papel-título, ainda sem autor e sem elenco, começa a ser gravada em janeiro de 1991. O escritor Bráulio Pedroso e a roteirista Denise Bandeira já preparam, porém, uma substituta para Anita, sobre o country chic dos milionários paulistas, que brincam de cowboy com cavalos quarto-de-milha no interior paulista, fantasiados como no tempo das diligências do Texas.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 13096