PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 22/08/1990
Autor/Repórter: Roberto Comodo

ABRIL FAZ MTV COM A CORCOVADO

SÃO PAULO - Com muita música em formato de videoclipe, bem no espírito da rede americana MTV (Music Television), mas com um forte tempero brasileiro, a TV Abril promete entrar no ar na primeira quinzena de outubro, já com cara de rede nacional. Para isso, a TV Abril fechou um contrato de afiliação, na última sexta-feira, com a TV Corcovado do Rio, que, além de transmitir as 14 horas diárias previstas de programação da TV Abril-MTV para os cariocas, vai usar as mesmas vinhetas e produzir programas no estilo jovem e descontraído da Rede Abril de TV.

"A MTV é uma marca que nós vamos usar bastante, no começo até demais, em todas as vinhetas e chamadas da nossa programação, que irá ao ar das 12h às 2h", revela o diretor-geral da TV Abril, Marcos Amazonas, admitindo que o nome Rede Abril de TV entrará no ar apenas como uma assinatura - o forte será o apelo MTV. Especializada em mostrar sofisticados videoclipes, a rede americana MTV (Music Television) já existe em 36 países, com quase 6.000 emissoras afiliadas. A TV Abril fez um acordo em março com a Music Televison, que permite que ela exiba e produza com exclusividade programas com a marca MTV.

"Mas além de transmitir programas feitos em Nova Iorque, Londres ou em Tóquio, a TV Abril vai mostrar um jeito brasileiro de fazer Music Televison", diz Marcos Amazonas. Com esse apimentado tempero tropical, Amazonas anuncia o programa da roqueira Rita Lee, TV Zona, e o dirigido pelo cineasta Walter Moreira Salles com o videomaker Marcelo Tas encarnando o personagem Ernesto Varela, Netos do Amaral, num trocadilho com a edulcorada série apresentada pelo deputado Amaral Neto. Nos planos da emissora, que em São Paulo será transmitida pelo canal 32 em UHF, estão também o jornalismo, o humor e o esporte, num estilo voltado para um público jovem, entre 14 e 34 anos.

Para atingir este público e ir ao ar com jeito de uma rede nacional, o contrato de afiliação que a TV Abril fechou com a TV Corcovado é fundamental, segundo Marcos Amazonas. "Para a audiência que visamos, o mercado carioca é uma prioridade básica", garante ele. O contrato entre a Rede Abril de TV e a emissora do Rio, válido por três anos, é um acordo normal de afiliação, diz Amazonas. Por ele, a TV Corcovado se obriga a produzir programas no estilo da TV Abril, além de usar as mesmas vinhetas e chamadas. Em troca, a TV Corcovado recebe a programação da TV Abril-MTV, que será paga por ela com uma percentagem da receita publicitária obtida com a veiculação dos programas.

A TV Corcovado passará a transmitir a programação da TV Abril na primeira quinzena de outubro, no mesmo dia em que ela for ao ar. Mas a emissora carioca não será só uma exibidora. "Ela vai ser uma TV geradora, produzindo no início blocos de jornalismo", diz Marcos Amazonas. "Já contratamos equipes fixas de reportagem que ficarão alotadas na TV Corcovado. E no ano que vem, vamos realizar metade de nossa programação no Rio, usando a base da TV Corcovado", afirma o diretor-geral da TV Abril. "Podem sintonizar, porque vai ser uma revolução no ar", promete.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 13183