PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 28/08/1990
Autor/Repórter:

ABRIL FAZ PRÉVIA DA SUA MTV

SÃO PAULO - Com um circo de som e imagens montado no Projeto SP, a TV Abril inaugurou, na manhã de ontem, um show room destinado ao mercado publicitário para mostrar o que a sua MTV (Music Television) tem. A MTV é um canal de clipes e informações musicais que entra no ar, em São Paulo e no Rio, no próximo dia 20 de outubro ostentando uma programação voltada essencialmente para o público jovem. Na capital paulista, ela será sintonizada através do canal 32 de UHF, enquanto no Rio o telespectador terá menos trabalho: basta ligar na TV Corcovado. A desvantagem dos cariocas é que, pelo menos nos primeiros meses, a TV Corcovado não funcionará em estéreo como a matriz paulista. "Mas a nossa intenção é fazer com que todas as filiadas transmitam em estéreo", avisa Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril, responsável pela entrada da editora na mídia eletrônica, através da Abril Vídeo e agora com a MTV.

Toda a equipe do novo canal garante que a MTV provocará mudanças de hábitos e costumes. E pela amostragem, a velocidade é a sua. principal característica. No show room do Projeto SP foram mostrados vários pilotos dos programas da MTV, cada um literalmente embalado por irreverentes formatos. O Disk MTV, por exemplo, que irá ao ar de segunda a sexta, foi apresentado dentro de uma enorme esfinge com fone de ouvido e uma das patas sobre um telefone vermelho.

Sob o comando de Astrid Fontenelle, o programa pretende ser o termômetro das preferências musicais entremeadas com uma variação de dez quadros. Semanalmente, as câmeras vão invadira casa de um ídolo do rock mostrando o seu cotidiano, ou então colocá-lo na parede numa entrevista de perguntas curtas e inconvenientes. "A variação dos quadros é grande", diz Astrid. "Estou viajando para Los Angeles para cobrir a entrega de prêmios da MTV de lá, e assim trazer muitas imagens de bastidores", ela adianta.

O programa Buzz vai tratar de gente, futuro e o mundo inteiro no ritmo frenético do vale tudo, ou seja, do otimismo à visão punk do no future. O Saturday night live, ao contrário, pega pelo lado do humor. Durante 15 anos ele fez sucesso na televisão americana, revelando nomes como Eddie Murphy e John Belushi. A MTV americana reeditou os programas em versões compactas e vendeu para a MTV brasileira. Mas se depender de humor, a TV Zona de Rita Lee promete ser o maior e mais divertido hit da MTV. Com roteiro de Antônio Bivar, a roqueira faz uma das coisas que mais gosta: inventar personagens.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 13266