PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 15/07/2007
Autor/Repórter: Janaína Linhares

NOVELA COM CARA DE HISTÓRIA DE SUPER-HERÓI

Parece que a Rede Record está mesmo disposta a inovar. Depois de ter conseguido alcançar bons índices de audiência mostrando o dia-a-dia dos bandidos, na novela Vidas opostas, agora é a vez de tentar conquistar o público por meio de personagens no estilo história em quadrinhos: tipos que mudam objetos de lugar com a só usando a força do pensamento, pessoas com asas e um menino-lobo. Algo assim como o filme X-man ou o seriado Heroes.

Escrita por Tiago Santiago e dirigida por Alexandre Avancini, Caminhos do coração estréia dia 21 de agosto no lugar de Vidas opostas. Autor de um dos primeiros sucessos da Record, Prova de amor, Tiago já trabalhou também como co-autor de novelas da Globo, como Vamp, Uga uga e Kubanacan. A mais recente adaptação de A escrava Isaura, exibida na Record, foi assinada pelo autor em parceria com Anamaria Nunes e Altenir Silva.

Classificada pelo autor como realismo fantástico, a novela vai ser um misto de história em quadrinho com mitologia. A trama se desenvolve a partir de um grupo de pessoas modificadas geneticamente em uma clínica, o que dá a elas habilidades especiais. Mais para a frente, este grupo vai ser perseguido por seres humanos normais, que pretendem exterminá-los. Qualquer semelhança com X-man não é mera coincidência.

A inspiração do autor veio de sua paixão pela ficção. "Aprendi a ler com história em quadrinho. Adorava super-heróis e X-men. Mas a inspiração não veio só daí. Sou louco por mitologia grega e exploro o assunto nessa novela", diz Santiago.

Não é a primeira vez que o autor se interessa pelo tema. Em 2004, Santiago escreveu a peça DNA, encenada com direção de Bibi Ferreira. No roteiro, transgênicos, microbiologia e pesquisa de genes. "Para escrever o texto, fiz uma uma pesquisa e descobri que o Hulk e o Homem-Aranha eram nada mais que seres transgênicos", vibra Santiago. A idéia, é claro, foi usada em sua nova produção.

Apesar de usar idéias do universo dos grandes heróis, Santiago garante que Caminhos do coração tem uma característica única. "O que nós vamos mostrar de original em relação ao X-men, Heroes e outras histórias é que todos os nossos mutantes foram criados por uma geneticista."

Primeira novela da Record que abusa dos efeitos especiais, Caminhos do coração vai contar com câmeras Viper, próprias para cenas com computação gráfica. Além disso, é a primeira vez que a Record grava os primeiros takes de uma trama nos Estados Unidos (antes, a emissora havia viajado para Portugal). As 12 primeiras cenas foram registradas em Miami. No clima da produção, o ator Lance Henriksen - que integrou o elenco de Alien e foi protagonista da série Millennium - foi contratado para uma participação especial como um médico da Flórida.

Gravadas no Recnov, as primeiras cenas em estúdio foram protagonizadas pelo menino-lobo. Interpretado por Cássio Ramos, de 8 anos, Vavá é um mutante com capacidade de ouvir e sentir cheiros que outras pessoas não têm. Ele é abandonado pela família e depois de fugir do orfanato passa a viver sozinho numa gruta.

Cássio já conhecia o personagem que interpreta por causa do filme Mogli - o menino-lobo, mas o laboratório para a construção do personagem veio de casa. "Assisti ao filme, mas o Vavá tem uma vida um pouco diferente do Mogli. Um dos meus quatro cachorros é da raça Akita, que parece um lobo branco. Foi nele que me inspirei."

Mas a novela não vai falar só de ficção científica. Santiago promete colocar no ar histórias de amor, de família, comédia romântica e até uma trama policial. O lado lúdico vai ficar por conta do núcleo circense. Preta Gil vai encabeçar o time dos vilões, na pele de Helga.

A atriz Bianca Rinaldi viverá a protagonista Maria, filha biológica do médico Sócrates, que provavelmente será vivido por Walmor Chagas, ainda em fase de negociação com a Record. Ainda criança, Maria foi seqüestrada e levada para um circo. Muito tempo depois, ela é chamada para se apresentar na festa de aniversário do médico, sem saber que trata-se de seu pai. Ele é assassinado, e ela, depois de ser dopada com um golpe do tipo boa noite Cinderela, é incriminada.

Do lado pé-no-chão da história, os atores Fernanda Nobre e Cláudio Heinrich. Ela vai interpretar Lúcia, uma menina que sonha em ser modelo e se muda para o Rio sem avisar a ninguém. Em sua saga no mundo da moda, Lúcia conhece Danilo, um homossexual que não tem coragem de se assumir. Ele propõe a Lúcia que ela finja ser sua noiva. Lúcia aceita, porque ele lhe dará dinheiro em troca.

Para o elenco, Santiago cogitou o nome de Rodrigo Santoro, mas o ator alegou estar com muito trabalho fora do país e não quis o papel oferecido. O ator Leonardo Vieira já tinha sido convidado, mas não aceitou até que uma "luz divina" mudou sua decisão. "Na véspera da Páscoa, ele encontrou no mesmo dia com o Avancini, em Petrópolis, e comigo, na Gávea, Depois disso, ele achou que esse era um sinal divino e que deveria fazer a novela. Estou muito satisfeito com o Leonardo na trama", diz Tiago.

Ousado, Santiago queria também as atrizes Fernanda Montenegro e Marília Pêra para compor a novela, mas nenhuma das duas aceitou o convite. Fernanda foi convidada para o papel de Ana Luz, mas negou. Em seu lugar ficou Fafá de Belém. Já o papel que seria de Marília está com Patrícia Travassos.

Será que, com Caminhos do coração, Santiago vai inovar e, ao mesmo tempo, cumprir a missão de manter o índice satisfatório que Vidas opostas conquistou no horário das 22h? O autor acredita no próprio potencial, apesar da mudança radical de tema no horário, da chamada vida real para a fantasia. "Prova de amor foi um grande sucesso na emissora. Houve dias em que conseguimos 20 pontos de média, e no último capítulo chegamos a 23 pontos. Vidas opostas também foi muito bem, acho que o sucesso da novela vai servir de apoio para Caminhos do coração alavancar".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 132829