PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 05/11/2007
Autor/Repórter:

TV UNIÃO AMPLIA COBERTURA COM RETRANSMISSÃO PELA REDE BRASIL

A programação da TV União, de Fortaleza, passa a ser retransmitida para várias praças do País pela Rede Brasil. A informação é do diretor geral da emissora, Cláudio Pinto da Silva, segundo o qual a empresa está ocupando um novo estúdio desde setembro, agora com 150 metros quadrados, onde foram investidos cerca de R$ 100 mil. Ele diz também que passa a contar com uma nova mesa digital para acabar com o trânsito de fitas na emissora, também proprietária da Rádio União FM, no Acre, focada no público jovem.

Trata-se praticamente do mesmo target da TV, que tem maior penetração entre indivíduos de 8 a 30 anos - a maior concentração está na faixa de 14 a 25 anos. "Queremos ampliar esse leque e conquistar as pessoas com até 40 anos", diz Silva. Por isso, ele pretende iniciar, até o fim do ano, algumas mudanças na programação, principalmente no horário noturno, que terá atrações sobre sustentabilidade, esporte, culinária e arte digital. A grade atual, recheada de videoclipes, jornalismo e programas focados em cultura artística, está no ar desde 2003, daí a necessidade de alguns ajustes.

''Pretendemos também, na nova programação, abrir mais espaço para a divulgação de músicas de artistas independentes", conta. Ele lamenta, porém, o fato de o mercado anunciante no Ceará ser muito peculiar. Segundo o diretor, as 50 maiores empresas locais respondem por 60% do PIB estadual, e nem todas sentem que precisam anunciar. "Temos que sobreviver com pequenas empresas", resume. Silva reconhece, contudo, que tem em carteira clientes das áreas de telefonia, de vestuário e de eventos, já que o público telespectador é muito jovem.

Por isso mesmo - e para aumentar a receita comercial -, a emissora criou o projeto Papo União, resultado de parceria com a Oi. O sistema, implantado em março de 2005, permite ao usuário do celular mandar mensagens pelo aparelho. O conteúdo é divulgado pela emissora na própria televisão. As mensagens ocupam de 15% a 20% do lado esquerdo da tela, e é permitida interação entre os telespectadores. Em troca, a TV União recebe da operadora de telefonia um percentual de participação por mensagem enviada.

Na opinião de Silva, o Papo União representa entre 50% e 60% da receita comercial, e a parte restante vem dos filmes exibidos no break. O executivo lembra que o projeto foi iniciado com a Oi, mas, a partir do terceiro mês, quando o sistema caiu duas vezes devido ao volume de mensagens, a parceria foi estendida para as outras operadoras - Tim, Vivo, Claro e Telemig. "Só falta a Brasil Telecom", revela. De acordo com ele, o Papo União chega a receber até 4 milhões de mensagens por mês.

Em virtude do sucesso do projeto, Silva planeja ampliá-lo e permitir a exibição de fotos tiradas e enviadas pelo celular, tal como acontece hoje com os textos. "Pretendemos lançar essa novidade até o final de dezembro", anuncia. Ele adianta que, na seqüência, abrirá a possibilidade de o telespectador encaminhar também pelo aparelho celular os vídeos produzidos, mas para isso a empresa terá de fazer novos investimentos em equipamentos. "Com esse projeto, pretendemos antecipar o que vai acontecer com a TV digital, que é a interatividade com o telespectador", almeja.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 136301