PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 15/10/1990
Autor/Repórter: Nelson de Sá

ÅS PRESSAS, MTV ENTRA SÁBADO NO AR PARA SER A EMISSORA DOS JOVENS

"Tinha que entrar no ar algum dia." Roger Karman, vice-presidente corporativo da Editora Abril e diretor-geral da MTV, vai finalmente colocar a sua emissora para funcionar no próximo sábado. Ao meio-dia, a MTV abre as portas com um vídeo de cinco minutos sobre a Editora Abril, a própria MTV, seus VJs e jornalistas - enfim, o "making of" da mais nova rede de televisão do país. "Faltam oito dias", repetia Karman na sexta-feira, em meio à correria nervosa de produtores, programadores, editores.

Com 49 anos, Karman já é um velho na MTV. Seus imediatos não chegam a 30. Victor Civita Neto, chamado de Titte, tem 25 e é o diretor de programação. José Carlos Camargo, agora Zeca Camargo, tem 27 e é o diretor de jornalismo, além de âncora dos noticiários. Rogério Gallo, 23, é o diretor musical. Os VJs, de vídeo-jóqueis , ficam ainda abaixo: Daniela Barbieribonitinho é tem 19, Maria Paula também, Rodrigo 21, Cuca 21, Gastão 24. O mais velho - e o único não bonitinho -é o anárquico Luis Thunderbird, 29.

Idade é quase tudo para a MTV. A rede de televisão, surgida nos Estados Unidos em 81 e hoje com bases também na Inglaterra, Austrália e Japão, tem um alvo muito bem definido no Brasil: 15 a 35 anos, classes A e B. "O público jovem não está bem atendido na televisão brasileira", diz Karman, lembrando que a programação das demais redes traz de tudo, de novelas a jornalismo. A MTV traz praticamente uma coisa só: música. Os programas vão dos melhores clips do dia à última notícia sobre Prince.

O lançamento da emissora foi adiado inúmeras vezes. A primeira data era 28 de abril. Depois julho, depois setembro, e 6 de outubro, e 20 de outubro. Essa última data já estava sendo derrubada - devido à demissão do ex-diretor-geral Marcos Amazonas em setembro- quando Karman resolveu não esperar mais. O prazo dado pelo governo federal para a Abril entrar com a programação e garantir a concessão do canal era 15 de dezembro. Karman: "A data de 20 de outubro está fixada, e nós estamos aí correndo para mantê-la".

No último sábado a MTV fez o seu "ensaio geral". O objetivo era coordenar operadores e o recém-chegado computador de programação. "Nós não temos nenhum 'bifão', que é o que dá sossego aos operadores", diz Karman, referindo-se aos cortes rápidos de imagem. A estréia já será em rede com o Rio, onde a TV Corcovado vai substituir os seus programas pelos da MTV. Aos poucos deverá ser formada a rede nacional, com concessões previstas em capitais como Belo Horizonte, Maceió, Brasília e Florianópolis. Em um ano e meio a MTV planeja ter 24 horas de programação diária. Até lá serão 12 horas de domingo a quarta e 15 horas de quinta a sábado - só com música, ou quase.

A idéia de montar uma rede de televisão musical, segundo Karman, pode ser qualificada como um acaso. "Ganhamos essa concessão num momento em que estávamos entrando em qualquer concorrência", diz ele. "Nós entramos nessa achando que seria TV por assinatura." Não era, mas a TV Abril acabou virando MTV da mesma forma. O canal é aberto, o que significa que não atinge um público tão segmentado como a MTV americana, transmitida a cabo. Mas isso, para Karman, não é problema: "Nós vamos insistir na segmentação."

Para Titte, a segmentação chega a ser uma grande vantagem no caso da Abril: "A Abril sabe fazer coisas segmentadas. Eu não quero 20% de audiência. Eu quero 5% com o meu público-alvo. A segmentação é uma tendência que está acontecendo no mundo todo e não dá para fugir dela."

VJs FORAM ESCOLHIDOS EM CONCURSO - Luis Thunderbird, Gastão, Daniela, Rodrigo, Cuca e Maria Paula serão a cara da MTV no Brasil. Junto com Astrid Fontenelle, apresentadora do Disk MTV, e Zeca Camargo, apresentador dos noticiários, eles vão ocupar a emissora o tempo todo. Foram escolhidos num concurso que a MTV fez há quatro meses no Aeroanta, do qual participaram dois mil candidatos.

Alex Coletti, 26, produtor da MTV americana que está no Brasil para o treinamento dos VJs brasileiros e seus produtores, diz que não quer "apontar favoritos, mas Thunderbird é único". Ele compara Thunderbird a Kevin Seal, o mais festejado VJ da MTV americana. "Mas isso é ruim, é estereotipar o Thunderbird. E eles são um verdadeiro time. Todos têm talento."

Com 29 anos, formado em odontologia, longe de ser um modelo como os outros, Thunderbird não acreditava muito que chegaria à MTV. "Eu pensava `nunca vou ser capaz, eu não falo inglês direito"', diz ele, sobre os testes no Aeroanta. E o mais articulado dos VJs, ainda que todos sejam muito falantes. Não reluta para opinar sobre drogas: "Sou contra a propaganda a favor da droga. Agora, eu não sou ninguém para dizer que você não pode usar isso ou aquilo."

"Nós não somos juízes, somos vídeo-jóqueis", completa Rodrigo, 21.'''Contanto que você mantenha a sua dignidade, faça o que quiser." Rodrigo é o único trunfo carioca da MTV. Como os outros, ele fala continuamente e sobre todos os assuntos. Perguntado sobre as eleições, disse que não pôde ir ao Rio, mas que votaria em Brizola. Não há consenso entre os VJs. Thunderbird votou em Plínio, Gastão em Covas, Cuca é descrita como malufista. Thunderbird não é contra drogas, mas Maria Paula é.

Dos seis, a única com alguma experiência em televisão é Daniela, "a mulher mais bonita do mundo", segundo Rodrigo. Ela apresentava o programa Revistinha, na TV Cultura. Chegou a ser convidada para a série Amazônia, na Manchete. Acabou recusando em troca do projeto "dinâmico" da MTV, onde será uma das estrelas.

CIVITA NETO É DESCARTADO DA DIREÇÃO-GERAL - Victor Civita Neto, 25, chamado de Titte, ainda está longe de assumir o comando da MTV. Terceira geração dos proprietários da Abril, ele é o diretor de programação da emissora. Mas já foi descartado por Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril para televisão e vídeo, como uma alternativa para o cargo de diretor-geral. Para Karman, Titte é ainda muito novo e não tem a experiência e o interesse necessários em áreas como administração e finanças.

Karman, que acumula o cargo de diretor-geral da MTV desde a saída de Marcos Amazonas, garante que vai deixar o posto e está à procura de substitutos: "Não pretendo ficar aqui para sempre. - Titte, por seu lado, segue ganhando experiência. Além de diretor de programação, ele vai somando funções em setores como direção musical e direção comercial. Manteve contatos, por exemplo, com o publicitário Washington Olivetto para a produção de comerciais específicos para a MTV, em 91. Também vem tendo encontros regulares com as gravadores, as maiores fornecedoras de videoclips.

Titte não tem maior preocupação em amenizar suas opiniões e decisões. Questionado sobre por que a Editora Abril escolheu a MTV para a sua programação, respondeu direto: "Porque eu sou fanático por música." Sobre se será permitida a prática do "jabaculê", comum nas rádios brasileiras: "Nem fodendo. Eu estou nessa área para limpar. Essa coisa de programador que ganha para colocar uma música no ar não pode."

Ex-estudante de comunicação em Boston (EUA), literatura italiana e culinária em Florença (Itália) e psicologia e política em Nova York, ele acabou se formando mesmo em política, pela Universidade Columbia. Sua tese: "A Influência da Rede Globo na Redemocratização no Brasil". Antes de assumir a direção de programação da MTV brasileira, Titte fez uma preparação na sede da rede em Nova York e depois em Londres. E afirma: "A gente vai ser bem mais parecido com a MTV Europa.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 13669