![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 24/03/2008 Autor/Repórter: Bárbara Sacchitiello
![]()
SBT QUER COLHER CIFRAS COM NOVAS CHIQUITITAS
Com foco na nova geração - e nos eventuais saudosistas da versão brasileira que caiu no gosto do público entre 1997 e 2001 -, o SBT colocou no ar, desde segunda-feira, 17, a temporada 2008 da trama argentina Chiquititas. Com ela, espera angariar boas cifras rio segmento de produtos licenciados.
Embora a nomeie como "nova", essa fase da trama juvenil foi produzida e exibida em 2006 em território argentino, pela Telefé. Adquiridos os direitos, a emissora paulista exibirá os 150 episódios da novela, dublados em português, às 19h. O importado com sotaque espanhol, entretanto, parece ser unia das grandes apostas do SBT no que diz respeito ao licenciamento de produtos.
Em um evento realizado na semana passada, a emissora ,paulista e representantes da RGB Entertainment, produtora da atração na América Latina, apresentaram ao mercado os possíveis formatos de produtos licenciados e as tentativas do SBT para potencializar a marca Chiquititas. Segundo Marta Meyer, gestora de novos negócios da emissora, o bom histórico de produtos já licenciados pela novela, tanto no Brasil como na Argentina, cria um propício pano de fundo para a efetivação de negócios em 2008. "Queremos criar um novo conceito para a marca. Nos três anos em que produzimos as bonecas com a Baby Brink, conseguimos uni total de 500 mil vendidas", recorda a executiva, salientando que a fabricante de brinquedos já renovou a parceria para a temporada 2008, juntamente com as marcas Panini (que comercializará os álbuns, pôsteres e demais produtos editoriais relativos à novela), Sul Americana (que produzirá as fantasias e roupas iguais às do figurino da trama), Mania de Moça (que ficará com o setor de bijuterias e acessórios) e Riclan (fabricante de balas, chicletes e doces).
Marta também conta que a emissora está aberta ao licenciamento de outras marcas e tipos de produtos e que todos os eventuais lançamentos terão ampla divulgação promocional e de mídia. Ela revela que os primeiros produtos com a nova marca Chiquititas estarão em um estando montado nas novas Lojas do Baú - que serão adaptadas ao segmento varejista e devem chegar a um total de dez pontos-de-venda até o mês de maio.
Como cerca de dez marcas estariam em fase de negociação com o SBT para licenciar algum produto relativo à novela, qualquer estimativa quanto ao faturamento que a emissora almeja conseguir com Chiquititas fora da telinha ainda é prematura. A expectativa de boa aceitação por parte do público, no entanto, já é bem otimista. Segundo dados fornecidos pelo SBT, no dia da estréia a novela conseguiu 6 pontos de audiência rio Ibope na Grande São Paulo. Esse número é o mesmo que vinha sendo mantido pela atração que ocupava anteriormente o horário, o seriado Chaves, tradicionalmente conhecido como um coringa de audiência do SBT.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 140681