PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 30/12/1990
Autor/Repórter: Marcos Salles

DEFENDENDO MARILDA

Após ter uma rápida participação na primeira fase de "Pantanal", Andréa Cavalcanti ganha o papel da ambiciosa peoa Marilda. Disposta a vencer a todo custo, a partner de Zé Trovão nos shows da companhia promete muitas maldades na nova novela da Manchete

Na primeira fase de "Pantanal", Andréa Cavalcanti era a socialite Celina, amiga de Madeleine (Ingra Liberato). Agora, em "A história de Ana Raio e Zé Trovão", ela volta à telinha, trocando a Zona Sul do Rio e as belas roupas e o brilho das jóias pela poeira da estrada, a calça jeans surrada e o chapéu de vaqueiro - e tendo como inimiga exatamente a personagem de Ingra. Vivendo a nova estrela da Companhia de Rodeios Dolores Estrada, como par de Zé Trovão (Almir Sater), Marilda, por trás de toda a sua graça, esconde um caráter oportunista. E, se a cada maldade for colhendo o ódio de colegas de caravana e telespectadores, a peoa tem pelo menos uma defensora: sua intérprete.

- Eu nem gosto de dizer que ela é mau caráter, porque, se eu não protegê-la, ninguém fará isso. Ela é uma espécie de uma nova Dolores, pois topa tudo e, por ter os sentimentos pouco lapidados, vai metendo os pés pelas mãos, ao tentar alcançar seus objetivos. Marilda é uma carreirista e não mede as maldades que faz ao se sentir ameaçada pela Ana. Para viver Mary Hilda, como a personagem passa a se chamar, Andréa voltou a montar - embora nas cenas mais arrojadas seja substituída pela dublê Mônada -, relembrando a infância, quando passeava no único cavalo da fazenda de seu pai, Benedito, em Araruama:

- Quando pequena, nunca tive medo nem levei tombo, mas logo na minha primeira cena a cavalo na novela, não consegui dominá-lo. O animal disparou, eu comecei a gritar, mas algo me iluminou de repente e tudo terminou bem.

Aos 27 anos de idade e seis de uma carreira iniciada no teatro, Andréa é casada com o percussionista Eduardo Lira, um atento fã que sempre lhe dá todo o apoio, tanto na carreira quanto em sua decisão de ser uma convicta vegetariana, desde agosto de 1980:

- Aprendi com meu pai, que só come peixe. Também não tomo refrigerantes ou bebidas alcoólicas, mas sou completamente viciada em doces. Tento me policiar, mas não passo um dia sem eles. É terrível.

Na ida para as gravações na Rural Rio, em Paciência, Andréa já forma dupla com a nova amiga Iris Bustamante, que em cena é Flor Violeta, sua rival. Iris comenta:

Nós nos conhecemos nas primeiras viagens da novela, ficamos no mesmo quarto e nasceu uma boa amizade. Assistimos às cenas uma da outra, damos palpite e, por já termos uma intimidade, as cenas em que somos inimigas dão certo.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 14250