PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Dia
Data de Publicação: 06/01/1991
Autor/Repórter: Jorge Antônio Barros

AVANCINI MUDA TUDO NA NOVELA

A busca de maior retorno comercial levou o diretor de teledramaturgia do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), Walter Avancini, a transferir a novela Brasileiras e Brasileiros do horário das 18h para as 20h. A partir de amanhã, a novela começa a ser apresentada em 12 capítulos compactado, retornando depois ao projeto inicial e estendendo-se até 30 de abril.

Avancini explicou que a crise pela qual passa todo o país - "não só o SBT" não permite que se mantenha a novela num horário de investimento cujos resultados comerciais só ocorrerão a longo prazo. A diretoria da emissora pretendia encurtar a produção das 18h e lançar novela inédita às 20h a partir de março. Por considerar inviável uma nova produção, Avancini sugeriu a transferência de Brasileiras e Brasileiros para o horário nobre.

O diretor destaca que "cinco pontos de audiência às 20h rendem muito mais comercialmente do que das 15 às 18h". Atualmente, a novela mantém-se na faixa dos 8 pontos de audiência e Avancini acredita que alguns telespectadores acompanharão a mudança de horário, mesmo concorrendo com o Jornal Nacional, da Globo. A novelo será adequada ao horário, "com um tratamento mais adulto", explica Avancini, detalhando que o homem nu continuará misterioso por mais alguns capítulos. Ainda não foi escolhido o ator que o interpretará (por ora o papel é de um modelo), mas o mistério acabará em breve.

REPRISES E MINISSÉRIES - Discordando da opinião do proprietário da emissora, Sílvio Santos, para quem o lançamento da novela às 18h foi "um erro estratégico", Avancini disse que justamente pelo fato de a Globo não dominar esse horário, a concorrência pode conquistá-lo. O diretor considera que ganhou uma faixa do público, por isso, também a partir de amanhã, o horário será ocupado pela reprise da novela Jerônimo. Em março, serão apresentados minisséries com temas religiosos.

Produção do próprio SBT, as minisséries terão, em média, 40 capítulos e serão escritas por roteiristas já contratados pelo SBT, como Antônio Carlos Fontoura, Denise Bandeira e Elói Araújo. Avancini explica que serão produções "econômicas", com tratamento de documentário. O diretor estuda ainda três sinopses - Anita Garibaldi, João Tenório e Coração Selvagem - para que uma delas seja a próxima novela das oito.

O seriado Alô, Doçura, encabeçado por Virgínia Novick e César Filho, terá seus episódios reprisados às 17h30. Dependendo da audiência que conseguir nesse, horário, poderá continuar fazendo parte da programação. Por enquanto, as gravações de novos episódios estão suspensos. Avancini explica que Virgínia e César são contratados da emissora como atores podendo ser escalados para outros programas.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 14286