![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 02/02/1991 Autor/Repórter: Sérgio Sá Leitão
![]()
MTV QUER 'CULTO AO VJ' EM NOVOS PROGRAMAS
A MTV brasileira radicaliza o conceito dinâmico do clip e opera transformações em sua programação. Com três meses de vida, a emissora adota o lema "tempus fugit" e acrescenta cinco novos programas à sua salada pop. Programas "antigos" recebem horários diferentes. As transmissões começam às 11h. A MTV renovada invade os lares clip-maníacos a partir de hoje. "A linha da MTV é mudar sempre", diz Marcelo Machado, diretor de programação.
Dois programas personalizados reforçam a identificação entre os vídeo-jockeys e seus gêneros exclusivos, numa espécie de "culto aos VJs". Daniela apresenta o "Tutti Dani", com uma seleção de clips dos grupos mais executados nas FMs de sucessos. De segunda a sexta-feira, às 11h, o programa abre as transmissões da MTV. Sábado e domingo, às 13h30, "Tutti Dani" sucede o "Non Stop" da VJ Cuca.
"Gás Total" também traz em seu título referência ao Vi escalado para apresentá-lo. Centrado em heavy e hard, reforça a identificação de Gastão com as metamorfoses do rock pesado. Ele também apresenta o "Fúria Metal". Os headbangers pressionaram a MTV para que o heavy saísse das madrugadas de quinta-feira. Deu certo. "Fúria" volta ao ar às 16h de domingo.
Luís Thunderbird segue exercendo o papel de homem do cult-rock. Sua imagem "gauche" casa sem vácuos com ,o pop divergente de Bad Manners, The Cramps e Sonic Youth, astros da primeira edição de "121". Como o "velho" "Lado B" (de segunda a sexta-feira, à 1h), o novo programa procura flagrar o pop que não segue as tendências hegemônicas no mercado.
Uma trinca de ases do rock'n'roll é convidada a detonar o "121", atração de hoje à meia-noite, revelando que o passado foi afinal obrigado a dar as caras na emissora. Chuck Berry, Little Richard e Eddie Cochrane formam com Chet Baker, Miles Davis, Black Uhuru e companhia o "cast" do programa. Thunderbird velejou no rio Tietê para apresentar seu caldeirão cult.
Maria Paula, a VJ que lançou Soupdragons e Faith no More, tornou-se em definitivo o emblema das novas tendências na emissora. Em "Beat MTV", às 19h15 dos dias úteis da semana, seu rosto alvo surge associado à "dance music" de Manchester e aos novos golpes do rap norte-americano de Vanilla Ice. Há lugar para novidades nacionais, como o grupo de reggae Cidade Negra.
A cartola da MTV tem mais um trunfo de verão. Domingo, às 21h30, o guitarrista Roberto Frejat inaugura o "Check-in", última das inovações "tempus fugit" da emissora. Solo, ele apresenta uma seleção de clips assinados por músicos que o influenciaram. Entram Stones ("It's Only Rock'N'Roll"), Billy Idol ("L. A. Woman"), Marvin Gaye ("What's Going On"), Prince ("Alphabet Street") e Hendrix ("Are You Experienced?").
O "Check-in" continua com outros convidados, somando à programação normal da MTV sugestões de pessoas que não jogam na equipe da emissora. Com ele, a segmentação passa a ser a linha da programação de clips. Antes, a MTV procurava atrair seus telespectadores para o conjunto dos programas. Seguindo os passos da matriz norte-americana, a emissora aposta agora na atração de públicos diferenciados.
PRINCIPAIS MUDANÇAS
. Linha - Cada VJ tem seu gênero exclusivo. Gastão, por exemplo, é o VJ de heavy metal. Alguns ganham programas personalizados. "Tutti Dani" é o programa de sucessos da VJ Daniela
. Horário - A MTV entra no ar a partir de 11h e vai até 3h. Antes, começava às 12h
. Programação - Há cinco programas novos: "Tutti Dani", "Gás Total", "Beat MTV'', "121" e "Check-in"
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 14480