PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 02/06/1991
Autor/Repórter: Teresa Ribeiro

AS MUTAÇÕES DE RITA LEE CHEGAM À TELA DA MTV

Antes, rainha do rock. Agora, musa da MTV. Rita Lee continua angariando títulos. O último ela ganhou da equipe responsável pela estréia de seu primeiro programa de televisão.

"TVleezão" é um novo projeto de Rita Lee e do escritor e dramaturgo Antônio Bivar. Uma parceria que começou em 1986. Nele, aparecerão ao vivo e em cores algumas das personagens que Rita Lee já havia apresentado no seu programa ''Rádio Amador'', que foi ao ar de fevereiro a outubro de 1986, pela 89 FM.

A socialite Zelinda Brandão chama-se agora Adelaide Adams. Gum Gum e Lita Ree continuam com o mesmo nome. Diferenças e novidades aparecem aos poucos, conforme o tema de cada programa.

Ao todo, serão 25 versões, o que significa que "TVleezão" será exibido até praticamente o final do ano. Ele tem algumas características fixas.

Cada um tem um tema. Haverá sempre um convidado especial e uma imitação feita por Rita Lee. O cenário é uma casa, mas uma casa que se transforma... O resto é mutante.

O preço é fixo. É o programa mais caro da emissora e custa 30 mil dólares cada um, segundo Marcelo Machado, diretor de programação da MTV. E responde à intenção de acrescentar cultura e história ao universo pop da emissora.

O público espectador da MTV que segundo estimativa da emissora, tem entre 14 e 25 anos verá Rita Lee entrevistando personalidades como Pelé, Hebe Camargo, Marília Gabriela, Wanderléia, Gilberto Gil. E imitando outras, tão díspares quanto Nara Leão e Giuliette Greco. Em programas que enfocam a ecologia, o existencialismo e o tropicalismo, entre outros assuntos.

A estréia será com ''Ten Yew Ago'' a mais musical de todas as versões de ''TVleezão''. É uma revisão dos anos 80. Na moda, na música, no comportamento. Mil imagens. Marca do estilo HQ de editor Guilherme Ramalho, 22.

No texto, Rita conta a história do período, desde o auge dos Talking Heads. Lembra do som, de John Travolta sacudindo as discotecas.

Faz um índice das novas tribos de rock, como a tribo futurista do Depeche Mode, Heaven Seventies, Devo, Japan; a tribo rockabilly do Stray Cats e do Shakin'Stevens.

Lembra ainda as tribos do rock trabalhista, dos neobeatniks, das garotas. Tudo isso Rita conta na pele da doméstica Mabel Marcondes, regando vasos de plantas, em cenas entrecortadas por trechos de clips.

O lado Brasil desses dez anos aparece na entrevista que Rita Lee faz com Lobão. Ele fala da Blitz, Titãs, Júlio Barroso, Cazuza, Herbert Viana, Lulu.

Lobão elogia a moça, dizendo que Rita foi a ''primeira pessoa que tomou elegante a letra portuguesa na música do rock'n roll". Ambos comentam a autenticidade dos punks, o que dá o gancho para o encerramento do programa, quando Rita Lee canta ''Garotos do Subúrbio'', dos Inocentes, a caráter.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 15503