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Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 17/05/2010
Autor/Repórter: Bárbara Sacchitiello

GLOBO GANHA SUA RÉPLICA NA TV POR ASSINATURA

Ter a chance de rever novelas e programas de sucesso e de assistir às atrações da TV Globo em horários alternativos será possível a partir das 20h desta terça-feira, 18, quando entra no ar o canal Viva, a nova investida da programadora Globosat. Com quase 70% da grade composta por atrações da própria TV Globo (entre reprises de programas antigos e reexibição de atrações que estão na grade atual), o Viva nasce com a proposta de cativar mulheres com forte apego à televisão aberta, mas que também se interessam por informações de outras fontes.

Com base em pesquisas, a diretoria executiva da Globosat notou que havia uma lacuna para as mulheres das classes A, B e C maiores de 25 anos, casadas e cujos interesses primordiais são a família e o bem-estar. Da descoberta desse nicho surgiu a ideia de montar um canal composto de atrações já conhecidas do grande público.

"Diferente do GNT - nosso outro canal direcionado ao público feminino -, o Viva é dirigido à mulher dedicada à família e fiel aos programas exibidos na Globo. Com esse novo canal ela terá a opção de contar com um leque ampliado de atrações sem se deparar com um ambiente estranho", explica Letícia Muhana, diretora do GNT, que acumula a direção do Viva.

Entre as opções da grade do novo canal estão reprises de novelas e minisséries de sucesso, como Por Amor, A Casa das Sete Mulheres e Quatro por Quatro; exibição inédita de programas de variedade da Globo, como Mais Você, Caldeirão do Huck e Estrelas, entre outros, veiculados em diferentes horários; e filmes dublados, seriados e alguns programas já exibidos no GNT.

Questionada a respeito da possibilidade de o novo canal "roubar" a audiência da TV aberta, a diretoria do Viva acredita que os nichos diferentes de público não permitirão tal ocorrência. "A audiência da TV por assinatura é totalmente diferente da de TV aberta. O nosso foco é a base de assinantes já existente. Queremos que a mulher que já tem TV por assinatura sintonize o Viva", explica. Segundo Letícia, a expectativa é de que o novo canal, que entra no ar com uma base de 3 milhões de assinantes, dobre esse total de audiência até dezembro.

Para a sua estreia, o Viva oferece dez cotas-fundadoras de patrocínio a empresas que desejem ligar suas marcas à estreia. Caixa Econômica Federal e Correios são os primeiros cotistas. A princípio, não existem planos para produção de programas próprios para o Viva, o que vai depender do desempenho do canal. Para divulgá-lo estão no ar vinhetas nos canais Globosat e serão veiculados nesta semana anúncios de mídia impressa em revistas de grande circulação. O lançamento do canal será celebrado juntamente com a festa de inauguração da nova sede da Globosat, na Barra da Tijuca, no Rio.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 165573