![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 09/12/1991 Autor/Repórter:
![]()
GAZETA ENTRA NA REDE DE MARTINEZ
Transmissão conjunta inclui TV Corcovado e quatro emissoras do Paraná
A TV Gazeta, de São Paulo, vai retransmitir, a partir do dia 15 de fevereiro, a programação da Rede OM (Organizações Martinez), diretamente de Curitiba (PR). Após comprar a TV Corcovado, do Grupo Sílvio Santos, por US$ 15 milhões no primeiro semestre, José Carlos Martinez (que concorreu às últimas eleições ao governo do Paraná) pretende ampliar a atuação da rede nacionalmente. Para isso, está promovendo acordos operacionais com várias emissoras de todo o País. A rede já conta com quatro emissoras no Paraná, além da Gazeta e a Corcovado. A pretensão é cobrir 80% dos estados brasileiros.
A Gazeta veiculará sua programação normal até às 18 horas, quando passará a receber os sinais da TV Paraná. A princípio, haverá um telejornal de duas horas de duração, com participações da equipe de jornalismo de São Paulo, do Rio de Janeiro e de uma sucursal em Brasília. Estão nos planos da Rede OM produções locais de humorísticos, shows sertanejos e programas de auditório, além de pacote de filmes e dos direitos de transmissão de campeonatos esportivos, que estão sendo negociados.
Para Sérgio Felipe, superintendente geral da TV Gazeta, o acordo permitirá que emissoras independentes tenham mais força nas negociações de transmissões exclusivas. "Uniremos esforços na comercialização do horário nobre", diz ele. Embora as porcentagens não estejam definidas, o faturamento sobre anunciantes locais com veiculação nacional será dividido entre as emissoras e a Rede OM. Haverá uma equipe em São Paulo especialmente destacada para atender os anunciantes nacionais.
Segundo Fernando Bond, assessor da direção da Rede OM, a emissora irá informatizar o departamento de jornalismo, comprar equipamentos, locar teatros para gravações de programas e comprar dois prédios em Curitiba para sediar a rede. O valor do investimento não foi revelado.
Através de seu assessor, José Carlos Martinez nega que a ampliação de sua rede esteja vinculada a uma estratégia política visando as próximas eleições. "Ele pretende ser apenas um empresário de televisão bem-sucedido", afirmou Bond.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 17427