PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 18/04/2011
Autor/Repórter: José Gabriel Navarro

REDE BAHIA MARCA GOL DE AUDIÊNCIA COM FUTEBOL REGIONAL

Ao transmitir o Campeonato Baiano pela primeira vez, a afiliada da Rede Globo reforça identidade local e conquista 30% mais telespectadores

Quem pensa que apenas as grandes torcidas do eixo Rio-São Paulo garantem audiências expressivas para as transmissões das competições de futebol deve prestar atenção ao caso da Rede Bahia. A afiliada da Rede Globo está transmitindo, pela primeira vez, o Campeonato Baiano, em substituição ao Campeonato Paulista. O resultado até o momento se traduz em 30% mais telespectadores, média de 22 pontos de audiência e 50% de share.

As informações são de Roque Alves, coordenador de programação da Rede Bahia, citando dados do Ibope. Alves atribui o aumento não só ao interesse da região em seu próprio evento esportivo, mas, principalmente, aos recursos tecnológicos do canal. Todas as partidas são transmitidas em alta definição e contam com ângulos exclusivos de 12 câmeras em campo, segundo o executivo.

Alves diz que em comparação ao campeonato transmitido no ano passado pela TV Itapoan, afiliada da Record, houve crescimento de 83% na audiência até março. O contrato firmado entre a Rede Bahia e a Federação Baiana de Futebol concede a transmissão do campeonato até 2015. E Alves adianta que o canal já está disposto a assinar o acordo de renovação.

Motivos não faltam: na partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, em 9 de fevereiro, por exemplo, o índice de audiência chegou a alcançar 29 pontos, com share de 52,38%, segundo Alves. "Há muito tempo tínhamos a vontade de transmitir esse campeonato. Hoje a Rede Bahia usa 100% do horário optativo oferecido pela Rede Globo para as afiliadas. Não é uma retransmissora: os telespectadores conseguem se enxergar na tela da emissora; afirma.

Na visão da Rede Bahia, o projeto representa uma conquista para o próprio torneio, que ganha mais visibilidade nacional por meio da exposição editorial nos programas da TV Globo, nos canais pagos do sistema Globosat, e, em casos excepcionais, até na Globo Internacional.

Vale lembrar que quem negocia as cotas de patrocínio do evento é a NER Entretenimento, baseada em Salvador. A empresa ainda representa dez dos 12 times participantes do Campeonato Baiano, vendendo espaços nas camisetas de cada equipe. A edição de 2011 da competição vai até maio.

Campeonato do Nordeste - O interesse regional também tem feito a diferença para o Esporte Interativo (EI), empresa que promove, transmite e comercializa o Campeonato do Nordeste

desde o ano passado. Dados do próprio EI dão conta de que 9,67 milhões de pessoas acompanharam as competições ao vivo pelo canal. Somado ao número de telespectadores que viram VTs das partidas, o índice chega a 16,1 milhões - 2,99 milhões apenas da Grande São Paulo.

Quase 22% da audiência do Esporte Interativo vêm do Nordeste, segundo a própria companhia - todos os dados citados se referem apenas aos telespectadores da TV, pois a EI conta ainda com vídeos na internet e um aplicativo para iPad capaz de transmitir ao vivo a programação por meio do tablet da Apple.

O Esporte Interativo está presente na TV aberta do Estado de São Paulo e na TV paga nacional, por meio da Via Embratel e da Oi TV. Segundo o gerente de marketing institucional Felipe Aquilino, estão em negociação a estreia da emissora na TV aberta carioca e a transmissão a cabo pela TVA e pela Telefônica.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 174587