PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 08/03/1992
Autor/Repórter: Cláudio Uchôa

MTV LEVA SEUS FÃS PARA NOVO CANAL

Quem ligar a televisão nesta segunda-feira no canal 9 e por acaso não encontrar a irreverência dos vídeo-jóqueis nem os clips com os últimos sucessos da indústria pop, não precisa apelar para o rádio em busca de uma programação totalmente dedicada à música. "A MTV está em outra", diz o slogan que marca a transferência da emissora da TV Corcovado para o canal 24 de UHF. Apesar desta mudança de faixa de transmissão, que vai obrigar ao público da MTV a aprender a sintonizar o UHF, os responsáveis pela emissora estão otimistas quanto ao resultado da campanha que vem sendo feita para esclarecer os telespectadores.

"Estamos apenas mostrando que sintonizar em UHF é muito fácil", garante o diretor de programação da MTV, Rogério Gallo. Mesmo tendo a certeza de que o jovem público da emissora "não tem medo da tecnologia e não vai enfrentar problemas", Gallo explica que a MTV destinou boa parte da verba reservada para a mudança - que totaliza um milhão de dólares (Cr$ 1,6 bilhão, no câmbio comercial) - para a campanha de esclarecimento. Entre as principais providências, a MTV instalou dois telefones - 224-2737 e 205-5247 - para orientar o público, vai veicular anúncios na TV Corcovado avisando da transferência e distribuir 100 mil folhetos explicativos nos postos Shell.

Outro ponto que tranqüiliza Gallo é que o Rio de Janeiro era uma exceção dentro da estrutura da MTV, que normalmente veicula a sua programação em UHF em outras cidades. "Em São Paulo nosso sinal sempre foi transmitido em UHF. No início foi um pouco difícil, mas logo depois os problemas foram resolvidos e a audiência superou até a do Rio de Janeiro, que começou em VHF, na Corcovado ", revela Gallo, para justificar a previsão de que em menos de três meses vai reconquistar integralmente a audiência cativa da MTV em território fluminense.

O otimismo, no entanto, não impede que seja feita uma rigorosa avaliação sobre a migração do público. "Percebendo problemas vamos reforçar a campanha", adianta o diretor, mesmo minimizando esta possibilidade. "O UHF pode ser sintonizado através do videocassete. Nos aparelhos de televisão fabricados nos últimos três anos não é necessário nem a utilização de conversor. E os que precisarem dele não se assustem, porque não custa mais do que um LP", justifica.

PROGRAMAS INÉDITOS PARA O PÚBLICO POP - A MTV não fica atrás das outras emissoras e está preparando uma série de novos programas com estréia prevista para o primeiro semestre.

Especiais de fim-de-semana: A proposta é que a cada fim-de-semana algo de novo aconteça na emissora, aproveitando ganchos de datas e comemorações. Neste domingo as mulheres serão homenageadas pela passagem de seu dia, com programas recheados de atrações femininas. No próximo domingo a atração é Michael Jackson, aproveitando o sorteio promovido pela MTV, que levará um telespectador para jantar com o cantor em Los Angeles. Nos dias 21 e 22 de março, o fim do verão vai ser saudado com uma grande parada musical com os 50 clips que marcaram a estação.

Lado B: Volta reformulado no final de março, comandado por Thunderbird, aos domingos, às 11h30. É dirigido ao público underground que gosta das novidades importadas da MTV americana.

Acústico nacional: Finalmente estréia em abril a produção mais cara e esperada da MTV brasileira. O Legião Urbana é o primeiro convidado da série em que astros da música brasileira vão apresentar seus sucessos acompanhados apenas de instrumentos acústicos. O Barão Vermelho e o cantor João Bosco também já gravaram o programa.

. Cep MTV: O programa vai atender aos pedidos musicais que chegam à emissora através de cartas. Estréia no início de maio e vai ser apresentado de segunda a sexta, na hora do almoço.

. Moda: Vai mostrar as tendências do mundo da moda. Nos Estados Unidos, um programa semelhante é apresentado pela modelo Cindy Crawford e no Brasil vai ser conduzido por alguém com perfil semelhante. Estréia prevista para maio, mês de lançamento da coleção outono-inverno.

. Vox MTV: Em junho a MTV vai às ruas das principais cidades brasileiras para que o público peça os seus clips preferidos. O programa, que vai dispensar a presença de vídeo-jóqueis, vai ao ar nas tardes de sábado.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 18091