![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 01/08/1992 Autor/Repórter: Helena Tavares
![]()
HISTÓRIAS DE ÓRFÃOS E AMORES DIFÍCEIS EM DUAS ESTRÉIAS DO SBT
O SBT não discute: continua importando novelas. Nesta terça-feira, às 20h30, estréia Chispita, e às 21h15 estréia A fera, ambas produções mexicanas. A ordem é manter o gênero dramalhão. Mostrar crianças alegres e espirituosas, sem esquecer do bom romance, com a mocinha sofrendo até encontrar a felicidade no último capítulo. Sem fugir à regra, Chispita conta a história de uma menina órfã, que está sempre vendo o lado bom da vida. E inteligente, carinhosa e esperta, deixando os adultos com o cabelo em pé. A fera, por sua vez, traz de volta o sorriso adocicado de Victória Ruffo, a Maria de Simplesmente Maria.
Duas mulheres, duas histórias sofridas. Chispita, que substitui Vovô e eu, segue uma linha mais leve, procurando atingir a garotada que assistia à Carrossel. O nome significa talento, gênio, adjetivos que se encaixam perfeitamente na descrição da pequena Isabel (Lucero Hogaza). Apesar das dificuldades que a vida lhe impôs, a menina não entrega os pontos. Ao contrário, cuida das crianças como uma mãe, com equilíbrio e raciocínio próprios de adulto. Mas nem por isso Isabel perde a inocência. É intrometida, corajosa e tem um sexto sentido que, às vezes, beira paranormalidade. Um papel emocionante para Lucero Hogaza. ''Chispita foi a melhor coisa que aconteceu em minha, vida. Todo mundo adora", afirmou a atriz.
A fera, que substitui Alcançar uma estrela, já entra no estilo romântico, mostrando a sofrida vida de Natalie, a agressiva menina que se transforma numa bela mulher. Natalie, uma garota pobre que perdeu a mãe e não sabe nada sobre o pai. Criada por uma velha rabugenta e egoísta, ela vende bonecas para sobreviver e sofre com os maus tratos da senhora. A vida dura e a falta de amor deixam Natalie agressiva, sendo conhecida na vizinhança como a ferinha.
Como não poderia deixar de ser, ela se apaixona por Vitor Afonso (Guilhermo Capetillo) - o Ricardo de Rosa selvagem- , filho do homem que mandou o pai dela para a cadeia. Seu casamento é anulado logo após ela dar à luz, e a mulher que finge ajudá-la, na verdade, quer seduzir seu ex-marido. E o drama não pára por aí. Quando, finalmente, Natalie parece que vai ser feliz para sempre, percebe que está cega. É tristeza demais.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 18797